Question: Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

Como arrumar uma namorada de Deus?

Seja honesto quanto às suas crenças. Sendo também Cristão ou não, o mais importante é ser honesto com a menina e permanecer fiel a si mesmo. Tente conversar sobre assuntos diversos, e não só sobre religião, e entenda como a fé influencia a personalidade dela.

Como conquistar uma menina da igreja evangélica?

Se quer ter um relacionamento longo e saudável com uma garota cristã, é bom ter prioridades parecidas com as dela. Passe um tempo refletindo sobre o papel de Deus na sua vida e encontre formas de fortalecer o seu relacionamento com Ele. Por exemplo, você pode começar cada dia com uma leitura da Bíblia e uma oração.

O que tenho que fazer para arrumar uma namorada?

DicasFaça pela garota mais ou menos o mesmo tanto de esforço que ela fizer por você. Se ela não estiver interessada, o melhor a se fazer é partir para outra. ... Não apresse as coisas. ... Foque em evoluir e ser feliz — e não em ter uma namorada. ... Se ela for comprometida, não se meta entre os dois.

O que fazer para conquistar uma garota de 16 anos?

Elogie-a com sinceridade. Diga para a garota. Fale bem de algum aspecto da aparência, por exemplo. Porém, é ainda melhor elogiar a personalidade da menina. Fale, por exemplo: “É muito legal ver como você está sempre apoiando as pessoas, mesmo quando tem um dia ruim.”

Como conquistar uma mina no WhatsApp?

Então, se liga:Seja estratégico na hora de puxar assunto no WhatsApp. ... Faça a garota rir. ... O jogo do flerte. ... Cuidado com os atos desesperados na hora de puxar assunto no WhatsApp. ... Tenha confiança. ... Mensagens curtas, mas convidativas. ... Tente usar um aplicativo.

Como pedir alguém pra Deus?

Ao pedir o que deseja, seja honesto em relação aos seus pensamentos e sentimentos. A honestidade vai fazer com que Deus ouça suas preces. Seja específico no que deseja. Diga ao Pai o que precisa ou deseja, sendo o mais específico que puder.

Como começar a fazer uma oração?

Comece a orar Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde você se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Como fazer para conquistar uma adolescente?

E nós vamos compartilhar algumas dicas bem simples para você conseguir falar com aquela menina especial.Use as redes sociais ao seu favor. ... Faça perguntas para iniciar uma conversa. ... Saiba reconhecer interesse. ... Exalte pontos em comum. ... Vá com calma. ... Escolha o lugar certo para chegar em uma garota na adolescência.More items...

Como fazer com que ela se apaixone por mim?

Tente tocá-la delicadamente, se sentir que ela está receptiva.Não toque uma garota a menos que ela dê fortes sinais fortes de que está a fim você. Esperar até que ela dê o primeiro passo costuma ser uma boa ideia.Se ela responder negativamente ao seu toque, não insista.

O que fazer para pedir perdão a Deus?

Deus diz que quando você pede perdão com um coração sincero, ele é fiel para perdoar. Diga a si mesmo que crê nele e diga o mesmo a Deus. A palavra diz em I João 1:9 que “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Ore com esse versículo e creia.

Os orixás são deuses africanos que correspondem a Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós.

Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros.

Para manterem os seus deuses vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente. Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos — água, terra, fogo e ar. Alguns estudiosos ainda vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orixás básicos divididos em 100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, são 3 do Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água. Porém os tipos mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses.

Eles também estão associados à corrente energética de alguma força da natureza. Assim, Iansã é a dona dos ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras analogias. No Candomblé cultuam-se muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?.

Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas.

Estes deuses africanos são considerados intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer os nossos caprichos, os nossos amores, os nossos desejos. É muito frequente dizer-se que as personalidades dos seus filhos são consequência dos orixás que regem as suas cabeças, desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos.

Apresento a seguir as descrições dos 16 Orixás mais cultuados. Recordo no entanto que existem diversas correntes no Candomblé e por essa razão as informações poderão ser diferentes de acordo com a tradição ou região.

As descrições de cada um dos Orixás são baseadas na obra: Candomblé. Sinto as vibrações quando toca pra Oxum mas não incorporo. Me dizem que tenho que pensar em cachoeiras etc. Gostaria de saber se tem tempo determinado pra que isso aconteça ou se sou eu que estou fazendo algo errado? Manuela esta é minha irmã de Odé. Eu não sei colocar cantigas no blog, como digo sempre minha tecnologia é facão, marreta, espada etc.

Se não for o caso, se Oxum for seu 2o Orixá pode ser uma outra questão, o 1o ainda não permite a passagem Dela. Mas ainda que Oxum seja a 1a e não esteja virando ainda, não se preocupe tanto, preocupar-se só vai fazer vc se travar, deixe fluir a energia.

Eu sempre digo que virar de Orixá é comprável a um casamento, nós precisamos nos moldar um ao outro, ir sentindo aos poucos, as manias e os defeitos, até ter confiança plena um no outro. Existe forma de colocar aqui algumas cantigas sim, mas, tal como o Nelson falou, faz falta a letra e a música para acompanhar.

Já tenho algumas delas e creio que dentro de pouco tempo irá ser possível colocar aqui tudo direitinho! Qdo joguei os búzios, minha zeladora disse que o meu Ori era de Ogum e o 2º Santo era Oxum.

Qdo iniciei no Ilê me pediram pra usar roupa com as Cores de Oxum, qdo toca pra Ogum não sinto nenhum arrepio mas pra Oxum é diferente.

Os Orixás

Me disseram que iriam desenvolver Oxum pois o meu Ogum é mto bravo. Na vida sou Ogum no Ilê sou Oxum. Fico ansiosa em incoporar logo, mas vou seguir seu conselho.

Sou da Umbanda, logo não receberei Santo e sim a Linha certo? Não sei bem como perguntar, mas fui a um centro e um malandro disse que carrego comigo a qualidade de obá, o que isso quer dizer? Que sou filha de obá? Pesquisei sobre ela e me impressionei como algumas caracteristicas se parecem com a minha personalidade. Não sou espirita, mas já frenquentei alguns centros. Tb queria saber de quem sou filha pai e mãe e o que isso influencia na minha vida.

Há muitas incoerencias no seu questionamento, não são suas, mas de condução do seu aprendizado. Umbanda não joga búzios, esta prática é do Candomblé, e ainda que a pessoa saiba ler as caídas não fará um interpretação correta. Umbanda tem Terreiro ou Tenda, não se intitula Ilê, também é de Candomblé este termo, e neste caso dá uma impressão de querer ser o que não é de fato. Não é vc que tem que se preocupar se o Orixá está virando ou não, é o zelador aé responsabilidade dele. Uma das primeiras cerimonias do Candomblé é o Bori que tem entre outras funções propiciar forças ao Ori cabeça para receber o Orixá, mesmo que seja num estado bruto, que mais tarde será lapidado na feitura.

Em Umbanda se faz um ritual chamado Amassi acho que escreve assim que tem funçaõ similar ao Bori. Não era minha intenção te dizer que isso ou aquilo é certo ou errado como fiz acima, não gosto de apontar o dedo para ninguém, mas não posso me omitir em te ajudar. Te aconselho a que continue estudando e se possível vá a um toque de Candomblé, só como expectadora, para verificar se há alguma mudança nas vibrações. Desculpe um texto tão seco e duro, mas como bom filho de Ogum não fujo a minha linhagem.

Espero que tenha sido esclarecedor para vc, grande Axé. Como vc me deu trabalho em expor isso, coisa que nao gosto de fazer rsrsrsr?!?! Vou participar de um toque de Candomblé e também jogar búzios novamente.

Ogum sempre te cubra de benção e abra seus caminhos pra que possa ajudar muitas pessoas como me ajudou!! Mas não posso deixar de te dizer que algumas pessoas alegam que se deve ir a 07 jogos para se ter certeza, eu penso que se vc confia no zelador a palavra dele basta. Mas se há dúvidas, faça o tur. Só não entendi o seu constrangimento, mas compreenda esse início da seguinte forma.

Todo bebe engatinha, tenta caminhar sozinho e cai, se levanta, se sente meio confuso com essa transição, os pais apoiam, incentivam, ajudam até a criança aprender a andar, depois disso mal aprende andar já sai correndo. Não se preocupe, vc não está fingindo Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? início é assim mesmo. Támbém é normal que esse primeiro contato seja feito por um caboclo, um exú ou outro, daqui a pouco tempo o Orixá vai virar, é certo. Nelson gostaria de parabenizá-los pelo site.

Principalmente, pela franqueza, sinceridade e atençao que vcs dão a cada um que procurar sanar uma dúvida ou entendimento desta religião que é tão linda e ao mesmo tempo tão cheia de mistérios e segredos. Sou yawó, Yewá, frequento candomble a muitos anos, porém, somente este ano me senti segura o suficiente para a Feitura.

Adorei o site, e sempre estarei por aqui para prestigiar o trabalho de vocês, e principalmente, aprender cada vez mais. Nelson, gostaria de saber pq quando cantam para caboclo sinto uma dor de cabeça, fico enfadigada e até mesmo tonta… Isso acontece também quando entro numa casa de Umbanda ou Candomblé Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? comprar algo. Aí não sei o pq disso, mas peço logo um cafézinho ao vendedor da loja e a dor passa na hora.

E sinto meu corpo arrepiar-se todo, até ficar trêmulo. E mais, pq quando vou ao um jogo de búzios ou tarô, a mãe ou pai de santo não conseguem ver minha pomba gira? Sei que sou de iansã, mas a minha pombo gira não aparece de jeito nenhum… pq??????????? Fui ao médico e estou com uma doença de pele que os médicos não me dizem o que é. Tem uma semana, que apareceu umas manchas no meu corpo que coça demais!! Falei com minha zeladora e a mesma me disse que pode ser por quê esse mês é de Omulu e alguns filhos sentem a irradiação desse orixá.

Passou um banho de Arruda. Sabe o q acontece comigo? Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? então só te avisou da pereba rsrsrs.

Vamos a uma receitinha para pereba de pele rsrsrsrsrsrsrsrs uma compressa de erva de bicho é um santo remédio, se faz um chá com toda erva folhas e pendão, molha-se o tecido, e aplica-se a compressa morna na Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? afetada, deixer uns minutos e repita 03 dias, se possível 03 vezes ao dia, vai aliviar a coceira da pereba rsrsrsrs, e cicatrizar. Pra garantir lave o local com sabonete de enxofre, em petshop tem rsrsrsrs.

Vc apareçe com cada uma!!!! Nelson, gostaria de alguns esclarecimentos que até hoje não obtive. A questão é sou filha de Oxúm até onde si as sua cor é: amarelo que simboliza o ouro, a riqueza, é aí que está a questão, não sou fã da cor amarela, mas visto se for o caso. Mas quando é relacionado aos acessórios como: brinco, cordão, anel etc… Mas sou louca por vermelho e preto; pois no meu armário é difícil ter outras cores ou Eu mesma me adaptar a vestir cordialmente sem estar no vermelho com preto, ou toda de preto e principamente toda de vermelho.

Frequentemente o meu dia — a- dia é o preto. Tem alguma coisa a ver com a minha pomba gira? Nelson, por Eu ser de Iansã é comum o meu gosto pela cor azul, gostar de acessórios que tragam a figura dos astros como: sol com estrela ou a lua. Sou muito apaixonada pelo azul, vivo mexendo com água o tempo todo, amo o mar, mas também não desprezo o verde, porque associo a natureza, mas tenho medo de entrar em mata, gosto do amarelo dourado, assim quase coral, sou apaixonada, o branco então, nem se fala.

Se eu pudesse só andaria de branco o tempo todo. Mas odeio o preto, vermelho e roxo. Querem acabar comigo ou com o meu dia, é se me presentearem com alguma coisa com essas tais cores. Detesto usar roupa preta, vermelha, batom e acessórios desta cor e etc… Gostaria de saber o pq disso.

Dentro do meu armário só se encontra, branco, azul de qualquer tonalidade, coral, verde, marrom, bege etc…. E outra, pq toda vez que faço um rabo de cavalo no meu cabelo me dar uma dor de cabeça, fui ao médio, fiz um encefalograma completo e não deu nada.

Mas isso é só prender o meu cabelo, pode ser com grampo, colocar um lenço etc…. Isso tem a ver com o santo? As cores de Iansã, no Candomblé Ketu são o vermelho escuro, o rosa e o marrom, em alguns casos também o coral. As Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? cores preferidas e o elemento água e os astros têm mais a ver com Iemanjá ou Oxum.

O amarelo dourado é de Oxum, e o verde é de Ossain ou Oxóssi que são os senhores das matas, ou até mesmo de Iroko. O branco é especialmente de Oxalá e também de Iemanjá, embora diversos outros Orixás utilizem esta cor. Quanto à questão dos seus cabelos, tanto Iansã como Oxum ou Iemanjá não gostam dos cabelos presos! Não seria muito comum, mas poderia ser algum tipo de quizila se você for de algum destes três Orixás.

Dê uma olhada nas descrições dos Orixás e confira, Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? tem as cores de cada um. Seus filhos não tem que gostar das mesmas cores para o dia a dia. Sobre o vermelho e preto, isso é clássico na moda, e fica muito bem, não tem relação com pombagira é gosto pessoal. Mas um coisa precisa ficar claro, o preto o roxo e o vermelho forte são cores que não são utilizadas pelos adeptos do Candomblé. Segui seu conselho e no sabádo fui a uma festa de Candomblé aqui em São Paulo, Ilê Axé Batistine.

Foi Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?, nunca vi nada igual. Me emocionei com o ritual, com os orixás e principalmente com Omulu!! Valeu a dica…rs Boa semana pra tds! Fiz umas limpezas e um bori… quando Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

os búzios ficou entendido que meu caminho é do santo, e meu orixá é oxala…ainda não enntendo os rituais embora pelo menos a cada 15 dias participe entre na roda p dançarem uma festa p caboclo, dei um berro fora do normal e uma força maior puxou minhas mãos p trás… mas consegui voltar pois estava consciente o q não me senti bem… mas minha humilde dúvida é: posso demorar a fazer qualquer feitura, pois ainda não me sinto preparada para determinados rituais de recolhimento?

Isso nos deixa muito felizes. Com relação à sua questão, você ou qualquer outra pessoa só deve mesmo fazer o ritual de iniciação quando se sentir preparada e com plena segurança de que é isso mesmo que você quer, porque depois não tem volta.

Se você não está ou não se sente preparada para dar esse passo, tenho a certeza de que o seu Orixá Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? e compreende a situação. Ele pode lhe ter dado essa indicação, mas não Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? exigir a sua cabeça se você não tiver condição — seja preparo ou dinheiro, porque esse ritual é também onoroso. Deve também falar abertamente sobre isso com o seu zelador e estou certa que ele compreende e a poderá orientar também nesse caminho.

Já o li quase todo e estou muito satisfeita com ele. Vcs tem uma transparencia, respeito e sinceridade nas colocações feitas à todos, que não tenho encontrado por ai. A coerencia nas vossas respostas são algo de pouco se ver. Tenho 19 anos de Umbanda e apenas 2 de Candomblé, onde estou me preparando para fazer santo. Tenho estudado muito e procurado aprender o que for possivel e permitido. Converso muito com minha zeladora que é muito aberta, receptiva, carinhosa e está sempre disposta a nos ensinar.

Trocamos conhecimentos no dia-a-dia e tudo que leio, converso com ela. E a maioria das coisa q li neste site de vcs, estão de acordo com os ensinamentos q ela tem me dado. Vcs estão de parabéns por esse trabalho. Continuem assim, pois todos temos a ganhar. Bem, gostaria de saber sobre Bara Ketu Bara de Odéa origem, como se trata, como assenta, enfim tudo q vc puder me falar sobre ele, ou me indicar onde procurar.

A sua pergunta tem coisas sobre as quais podemos falar, já outras não podemos mesmo. Bara Ketu ou Exu Alaketu é o mesmo Exu e tem a sua origem em Ketu, daí o seu nome. Esta é uma qualidade de Exu que normalmente é assente nas porteiras das casas da nação Ketu, e por essa razão é — seguindo o ritual da fundação de uma casa — o primeiro Exu a ser assente nelas. Isto porque, precisamente por ele estar Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? relacionado com Odé e as plantas ewequando se criam os limites da casa roça ou terreiroé importante não só proteger a porteira da casa, mas também tratar logo de criar os espaços de cultivo das ervas litúrgicas em torno dela.

Quanto à forma de tratar e Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?, essa é matéria que não podemos falar aqui. A solução, para que você sinta a proximidade, é mesmo você não se esquecer deles e cuidar deles como deve. No Candomblé tem também uma regra: primeiro cuidamos dos nossos Orixás de cabeça e depois de todos os outros. Assim, se os seus são Oxóssi e Oxum, não tem por quê cuidar ou lidar só com Exu.

É claro que Exu também ter que ser cuidado, mas se esse não é o seu Orixá de cabeça, então você está a trocar a ordem das coisas. Exú é um Orixá muito complexo por natureza, e por isso, para além dos cuidados naturais que cada um de nós deve ter para com o nosso Exu, mexer com esse Orixá é bom deixar para quem sabe exactamente o que está fazendo e tem fundamento para o fazer.

Não sendo assim, quase sempre traz problema, e o resultado está aí… não é mesmo? E me desculpe pelo retorno a pergunta. Mas existe alguma Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? ou fonte onde possa buscar a resposta sobre como tratá-lo e assentá-lo?

É q existe um problema com minha avó de santo e precisamos saber se as orientações e, digamos, intuições q temos estão de fato corretas. Sabe como é, a casa está começando embora minha zeladora tenha quase 30 anos de santo e precisamos fazer td muito correto para evitar problemas sérios futuramente. E mais uma vez, obrigada pela ajuda e atenção.

Não digo que seja esse o caso, mas a regra mantêm-se. Pois já fiquei um pouco preocupada com algumas coisas q me disseram. Embora as pessoas brinquem muito, a nossa religião é uma coisa muito séria pois lida com vidas, principalmente em momentos de muita fragilidade, q é onde os marmoteiros se aproveitam.

Não quero ser, nem passar e muito menos fazer os outros passarem pelo q não gostaria q fizessem comigo. Foi um sacrifício encontrar a resposta que eu já tinha dado e queria utilizar para Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? também, mas consegui. Achei ótimo a seu texto e sua preocupação com aprender corretamente e respeitar os outros, continue neste caminho.

Não há nenhuma atribuição especial para o primeiro filho de santo ele pode ser designado no futuro para diversos cargos de acordo com sua competencia, mas não por ser o primeiro. Por isso não há cobranças ou obrigações nenhuma por ser rombão, rombona, ou outro termo qualquer. As responsabilidades que vc terá serão dadas com o tempo. Mas em muitas Casas Ele veste azul e seus fios são azul marinho.

Na Umbanda Ele veste vermelho e branco e seus fios são vermelho e branco. A qualidade do Orixá — na minha Casa Ogum veste verde no geral, mas temos qualidade que vestem branco outra que aceita o azul, e seus fios de contas serão azul. Em geral o que vale para todos os axés e seguimentos religiosos é principio da idade de santo, os iniciantes terão sempre fios de conta simples de uma única perna, quando são já iniciados terão várias pernas de contas num único fio, mas sempre sem grandes enfeites.

Os mais graduados dos mais graduados poderão utilizar contas de marfim, de coral grande, toda feita de firmas especiais e decoradas e por aí vai. A poucos dias entrei em um site que com os meus dados me deu o resultado de que meu orixá fosse Ibeji e meus orixás de culto fossem Ogum, Naña Buruku, Óxossi e Omulu.

O que são santos de culto? Meu amigo tire uma dúvida. Eu fiz um jogo, nesse jogo caiu Xangô ori e 2º Yemanjá, mas nunca sinto Yemanjá nos toques. Já virei com Xangô, mas assim em vez de sentir Yemanjá sinto muito Yansân e sempre a sinto pela esquerda. Gostaria de saber se em sua opinião deveria fazer mais um jogo de búzios?

Sei que posso consultar mas dois Babás. Ah um amigo meu fez um jogo pra mim e disse que tinha uma disputa entre Yemanjá e Yansãn. Na sua opinião o que devo fazer? Li algumas de suas resposta e gostei muito delas. Um abração meu amigo e muito obg por disponibilizar esse blog para o povo. Não vejo motivos para vc procurar mais jogos, se vc já inclusive virou no Orixá que foi revelado continue neste camiho e com esta pessoa, outros jogos só farão confundir as coisas na sua cabeça.

Sobre esta disputa também não se preocupe isso é relativamente comun, e não te traz problemas, são mãe e filha, Elas mesmas vão se entender. Vou seguir seu conselho, não vou fazer mais jogos pedindo confirmação, vou fazer assim como vc me orientou vou deixar que elas se resolvam pois, independente de qualquer coisa amo as duas e preciso das duas, considero-me um privilegiado por isso.

Además, muito obrigado por sua resposta. Vi vc falando em minha casa, e de cara pensei que vc era era Babá,rs! Desculpa mesmo, isso não muda o respeito que tenho por vc, pelo contrário só almenta. Deixa te fazer mas um pergunta, só aproveitando o espaço. Eu tenho frequêntando um Ylê de um Babá que sua nação é Moçambique, assim, ainda vejo algumas misturas, algumas coisas que lembra o catolicismo e confesso que isso não me agrada.

Pergunto isso porque não me agrada a idéias de frequêntar um lugar onde há uma missigenação com católicismo ou qualquer outra religião, gostaria de estar em um lugar que conservasse o máximo possível as tradições Yorùbanas.

Nós somos de Ketu a Manuela em Portugal e eu no Rio de Janeiro. O que vc deve procurar é uma Casa tradicional, seja lá qual for o segmento, mas que leve a tradição do Candomblé sem misturas. Fui confirmar se era Moçambique mesmo é essa nação sim, também nunca tinha ouvido falar, ela descende da Angola, pelo menos foi assim que me disseram.

Procurei pela net mais não achei nada falando, vou continuar pesquisando, em saber onde estou pisando. Como te falei, estou frequentando essa casa, me sinto bem lá mas, sinto que ainda falta um coisa, por isso quero conhecer uma casa de Ketú, vou apreveitar enquanto não tenho compromisso com nem uma nação pra ver isso bem direitinho.

Outra coisa meu amigo, constantemente, fico querendo virar em minha casa, ontem por exemplo quase aconteceu, não sei porque isso, gostaria de saber se vc poderia falar alguma coisa sobre isso.

Mas depois de saber issas coisas eu tenho algumas dúvidas. Primeiro que não existe essa coisa de descender de Angola, sei que existe por ex. Mas utilizar um nação tradicional para dar nome a uma ramificação é muito complicado. Moçambique como todos sabem é um País ada Africa assim como Angola e acho que o nome está mais esta lógica de quem o criou.

Procure uma Casa onde vc esteja mais seguro. Mas procure logo uma local para resolver este asunto. Quanto a proximidade do orixá vc tem razão tenho sentido eles muito próximo a mim, pra vc ter idéia, te dias que sinto o cheiro das folhas que tomo banho, isso sem ter tomado, outras vezes sinto o cheio do essÊncia do orixá.

Ontem estava falando com um amigo na internet, a cam estava ligada e ele viu o meu Exú, disse que estava a minha esquerda e detalhe disse quem era, ele não sabia que era o meu Exú e disse pelo nome.

Estou tentando encontrar um lugar e pessoas onde possa confiar, vc sabe o quanto isso é dificil, existe muitos marmoteiros por aí e não quero cair nas garras de nem um. Um amigo meu fez santo errado e pagou um preço muito alto por isso. Confesso que estou meio inseguro e amendrontado, não quro que isso aconteça comigo já sofri e tenho passado maus bocado em minha vida, quero algo que me ajude, entende?!

Ah, pode acontecer de uma pessoa sofrer perseguição das Iyami-Oshorongá pelo simples fato desta pessoa fazer pesquisas na internet?? Há pessoas que são filhos das Iyami-Oshorongá ou que as carregam no seu enredo? Se existe este seriam feito filho delas??

Nossa, vou parar com as perguntas rsrsrs sei que tá atarefado. Primeiro quero parabeniza-los pela iniciativa e principalmente pela dedicação aos leitores do blog de vocês. Bom, tenho umas perguntas mas vou indo devagar neste primeiro contato hehehe.

Neste ultimo ano em particular passei por uns baques grandes nesse terreiro onde trabalhava e me afastei. Sei tratar dos Orixas que carrego, mas como todos sabemos, os orixas de umbanda, apesar de terem algumas semelhanças, são cultuadas e tratadas totalmente diferente.

Sendo assim, pergunto: É possivel achar uma roça que eu me identifique, e depois dos tramites formais com a Ya ou com o Baba eu passar a fazer parte da casa, mas sem a intenção inicial de raspar até pq posso nem virar ne?

Como disse, minha vontade, preliminar, é conhecr mais a fundo, na pratica os rituais, as obrigações, etc. Agradeço de antemão a atenção! Amigo vá em frente em encontre outra Casa, procure uma Casa de tradição e se certifique que é um lugar confiável. Vc pode ir participando de uma Casa sem ser iniciado ou mesmo como Abian, e se vc se sentir acolhido na Casa e tiver vontade de ficar vc pode então ser raspado.

Mas veja que seu tempo de Umbanda e sua condição de feito não servem para te isentar de ser raspado e começar o aprendizado como todos os Abians. Sobre o aprendizado ele é gradual e somente os iniciados tem acesso a certos ensinamentos e a maioria das coisas se aprende no dia a dia de uma roça, então só estando integrado na comunidade vc aprenderá de fato.

Te desejo tudo de bom e felicidades noseu caminho. Vc pode simplesmente estar passando por um período tenso emocionalmente, pode haver uma quizila entre o Orixá e a Casa, pode ser que o Orixá só quizesse sua cabeça na feitura ou daquela vez e nada mais, pode muita coisa e tudo que eu falar será vago, o principal é vc procurar ajuda no jogo de búzios. Vc pode ser como eu que só viro raras vezes, passei anos sem virar e o Ogum só me pegou nas grandes obrigações Dele.

Não fique preocupada com isso por que aí mesmo que Oxum não terá como te pegar, procure o jogo é o melhor caminho.

Se depois disso tiver alguma outra coisa que possamos fazer é só falar. Eu entendo perfeitamente Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? as inciações em cada religião nao isentam na outra. Por isso minha duvida… Abs!!! Tenho certeza de que vc saberá mostrar que seu interesse é somar e ajudar a comunidade e assim rapidamente vc será aceito e conduzido ao aprendizado que vc deseja ter. Vc pode viver eternamente como abian, vc não tem obrigação de raspar se vc não se sentir de fato seguro disso.

Sei que tenho que resolver logo, cada dia que passa coisas novas afloram em mim e como um bom amigo disse que preciso resolver logo, minha mediunidade é aguçada cada dia mais.

Minha luta agora vai ser encontrar o lugar que meus Orixás se sintam bem, assim como eu. Ele disse que precisava ouvir tudo isso que tinha escrito;Ah!

Enfim tenho que resolver essa mediunidade. Muioto obg pelos conselhos mais uma vez! Participei de giras e recebi entidade de Pomba Gira, a principio comecei abrindo muito a boca,como se estivesse com muito sono,em seguida comecei a dançar muito rápido e depois girar.

Não tenho certeza se é uma entidade ou posso apenas ter me empolgado. Nos terreiros que fui,me mandaram fazer corte para Pomba Giria com ave caipira,limpesa de sacudimento,e tomar vários banhos.

Se posssivel me de um retorno. Realmente vc deve ver direito para qual lado vc vai, não é que não haja retorno em todos eles, mas é sempre melhor já começar com um caminho definido.

No Candomblé tradicional não há entidades como pombagira, digo no tradicional porque na maioria das Casas de Candomblé há culto a pombagira, porém nas Casas tradicionais isso não é aceito, nas tradicionais o culto é somente a Orixá. Não quer dizer que seja errado cultuar pombagira, é um modo de fazer Candomblé, diferente. Na Umbanda se cultua Guias Orixá e entidades, trabalha-se de outra forma e tão boa quanto o Candomblé e na Kimbanda idem, talvez o melhor para vc seja visitar as Casas para saber o que vc sente.

Não podemos fazer mais do que disponibilizar o blogpara sua pesquiza e suas perguntas, por que como sou do Candomblé sempre tenderei para o meu lado.

Leia bastante e se possível vá pesquisar, vendo as coisas acontecerem assim vc será capaz de decidir melhor. Tomege do Ogum Sobre o que falam da nossa religião, isso é coisa de pessoa que não tem o que fazer ou fanático religioso.

Fico feliz por vc ter em mim já um irmão de fé. Você não deve ter noção de como esse blog tem ajudado a cada um de nós, tem sido uma luz para muitos que vivem a escuridão da dúvida e da ignorancia no Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? do desconhecimento de modo que, tudo que vc tem feito a esses seus irmão nesse blog, toda a luz que vc tem lançado aqui, não tenha dúvida, voltará pra vc de forma dobrada. Esse é o verdeiro sentido do candomblé ajudar ao próximo, se colocar a disposição e ser uma atalaia em favor dos necessitados.

Sua Mãe não vai te abandonar. Em outra pagina cheguei a postar o que eu entendi do relacionamento dos orixás para conosco, alias obrigado Nelson pela resposta, pode ficar tranqüilo que não ficarei me achando rsrsrrss …… Existe muita coisa que eu não tenho idéia! Pelo que tenho averiguado aqui os filhos dos orixás acabam por adquirir alguns trejeitos e hábitos do santo, certo?

E se a pessoa não quiser ser assim? Tem como mudar de orixá? Aliasquando ela se torna filho de um orixá? Existe alguém que não tem orixá? Eu em particular já conheci mulheres estremamente sensuais que não se mostravam.

O Orixá influencia sim mas não é como se diz por aí, o bom tom, o bom comportamento prevalece. Não se muda de Orixá, Ele nos acompanha a vida toda desde o nascimento, e vc é Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

de Orixá independente de qualquer ritual ou cerimônia. Acreditamos que todos tem Orixá o que aconteçe é que não impomos isso, aceita quem quer e será feliz com ou sem cultuar o Orixá. Meu amigo, estou com um dúvida aqui, sempre tive um amigo esses dias aguçou mais essa dúvida. E em caso de festa ou toques em vários lugares e ao mesmo tempo, como pode o Orixa está em todos os lugares ao mesmo tempo?

Ontem ouvi de um Babá, que quando virava com um determinado Orixá ele se sentia mal porque o Orixá dele já era velho, como assim? Ele não contunua do mesmo jeito que é depois que faço o Bori? Orixá envelhece depois de Feito em mim? Eita bombardei vc de pergunta,rs! Agradeço desde de já a sua paciência e as resposta. Algumas destas qualidades são represntações do Orixá seja o Orixá que for quando jovem e quando velho, a maioria dos Orixas tem essa gradação.

Sendo assim o melhor ex que me lembro é o de uma estação de rádio e seus receptores aparelhos de rádio cada um tem uma sintonia, uma faixa de frequencia que será ativada durante a execução do rítimo ou cantiga do seu Orixá, por isso o Orixá pode estar em varios lugares ao mesmo tempo, é complicado e difícil de entender, e por isso também acho tão lindo, quando vemos a emoção nos olhos de quem recebe um abraço do Orixá.

Só tenho que agradecer encontrar uma casa de Ketú confiável aqui. Eu não estou sossegado onde estou, pra vc ter idéia, tem toque pra santo em plena sexta-feira e como eu falei, a mistura com algumas coisas do catolicismo…Tenho um amigo em Alagoas que está vindo esses dias pra cá, ele é de Ketú, quero conversar mais com ele, tirar mais dúvidas e desenvolver esse meu lado espiritual sem dúvida.

Quero compreender algumas Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?, quero saber onde estou pisando, não quero ser como muitos, só papagios de piratas, que só fazem decorar e repetir o que os Babás falam, quero está fundamentado! E fazer meu Bori com uma pessoa sério e não um marmoteiro, como existe muitos por aí, enteressado exclusivamente no dinheiro dos seus filhos. Gosto de levar as coisas a sério. Mais uma vez muito obrigado.

E é possível ter este trio de Orixás sim. Qaundo vc souber de fato quem são seus Orixás, amá-los é um grande agrado inicial. Isso e possivel, isso existe de verdade?? Voce acha que um trabalho pode realmente atingir e modificar a vida de uma pessoa? O que eu posso fazer para desfazer isso? Sei que em algum momento alguém vai revidar e falar que estou errado, mas até que provem o contrário, continuo falando o que penso. Afinal o que ou porque o meu Orixá permitiria que algo de ruim pedido por outra pessoa pudesse me atinguir se eu não sou merecedor de algum mau que eu mesmo não tenha produzido para mim mesmo?

Eu não acredito que alguém tenha a capacidade de influenciar a minha vida, eu sou dono da minha vida e do mau que eu mesmo me fizer.

Me faço mau quando tomo decisões erradas, quando agrido alguém, quando sou mau caráter com alguém. Isso vai retornar algum dia de alguma forma. Mas tambem sou dono da minha vida para o bem, quando respeito as pessoas e tento ajudar alguém, quando não passo os outros para trás.

Se ajo desta forma, não dou espaço para que os outros possam em influenciar ou me prejudicar, até porque só quem pode me punir é o meu Orixá e não um pedido besta de qualquer um. Siga seu caminho e confie nos seus Orixás e em vc. Apesar de pareçer uma grosseria de minha parte, o que estou te dizendo é que esse seu arrependimento pode incentivar a outras pessoas a refletirem sobre seus erros e influenciá-las a se corrigir com vc o fez. Gratíssimo pela visita, que Ogum te dê muito caminho e bons ventos de Oyá o guiem, volte sempre meu irmão, precisamos de gente corajosa conosco.

Estive em uma umbanda em Brasilia mto diferente das q eu já vi, lá eles ñ tocam atabaques e só recebem, caboclos, preto velhop e exús…… E ficam de cabelos presos dando consultas…. Gostaria q vc me tirasse essa duvida sobre os cabelos presos principalmente….

Um forte abraço E q minha mãe iansã te proteja sempre…. É diferente, mas deve ser estudada e entendida antes de analisarmos o que está certo ou errado. Até por que o certo e errado é relativo. Sobre os cabelos presos, é concenso de que eles retem a força do Orixá e por isso devem estar sempre soltos, mas se lá eles fazem assim, deve haver um motivo para isso, eu em particular desconheço, mas deve ter.

Tenho muitas dificuldades no lado amoroso. Ñ sou correspondido, sempre só eu que tenho que ir atrás da pessoa, e pior: Insistir, para ficar. Mas se lembre que o Orixá é independente de vc e sua postura diante da vida é que realmente vai fazer a diferença. Sua carência afetiva talvez tenha que ser resolvida antes e por um especialista e depois de resolvido isso vc procurar um zelador pode te fazer bem.

Devair felismente é o Orixá que escolhe o que o filho será, se rodante ou Ogã ou Ekedji, então o primeiro passo é vc saber com uma consulta de búzios qual a sua função. Como arrumar uma namorada na igreja Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? este passo, vc será iniciado, vai aprender sobre sua religião e no futuro será determinado se vc pode ou não cuidar de outras pessoas.

Esse fim de semana eu estava conversando sobre isso, existem muitos zeladores que nunca deveriam ter aberto um Casa de Axé, eles seriam ótimos pais pequenos, ótimos qualquer outra função no Axé, e por falta de conhecimento se tornaram zeladores não tão competentes.

Obs impotante não faça nunca nenhum ritual sozinho, o Candomblé é uma religião comunitária e iniciática, por tanto exige a presença de um mais velho para te acompanhar em tudo. Porém a pessoa que jogou disse também que sou médium. Adorei o site, muito interessante! Sei que estou em fase de iniciação, mas mais que uma pessoa ja me indicou que sou medium e realmente sinto presenças e algumas vejo sombras ou mesmo a tocarem-me no ombro.

Nelson ficarei muito grata se você puder min ajudar, sou apenas uma aprendiz,tenho 13 anos e estou conheçendo melhor sobre a cultura Afro-Brasileira, Desde já Agredeço! Meu amigo gostaria de compartilhar um sonho que tive a uns três dias atrás, desde que tive esse sonho que penso nele.

Veja só, sonhei com quatro Búzios, só os quatro mas nem um, vi que ele estavam abertos e a parte aberta era preenchida com uma cor vermelha, vc sabe como é, tem búzio que a parte que fica aberta é preenchida com um massa, poder ser qualquer cor bem foi Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? que sonhei, quatro Búzios abertos com a cor vemelha, o que vc acha disso meua amigo.

Seria bom eu ver isso no jogo de búzios pra ver do que se trata? No entanto, concordo que uma consulta de búzios talvez lhe pudesse ajudar e trazer algumas respostas. Aliás isso só deve ser feito segundo indicações e respostas muito concretas que você poderá receber se consultar os búzios. Que os Orixás abram seus caminhos e lhe tragam tudo de bom!

Gostaria de tirar uma dúvida. Sou de Osùn e estou buscando muitas coisas sobre ela e sobre todos os Orixás. Li várias lendas sobre todos e uma em especial me deixou intrigada.

Um belo dia foi ao encontro de Esù e soprou um pó em seu olho que fez com que Esù deixasse o jogo cair e deixou temporariamente cego. Osùn disse que iria ajudar pegando cada elemento do jogo que havia caído e perguntando. Bem não ao certo qual das lendas são verdadeiras, mas sei que no Ilê que frequento a pouco mais de 5 meses entrou uma filha de santo de Bará pessoa pela qual no primeiro dia que tive contato falou uma coisa pra mim que minha vontade foi voar no pescoço.

Até entao ninguem sabia de que Orixá ela era. Gostaria que vc me tirasse essa duvida se possivel, sei que um persegue o outro ate hj, mas gostaria de saber o real motivo. Há alguma coisa que eu mesma possa fazer para trocar as energias, gostaria muito da regência de Oxum em minha vida, como faço para agradá-la, há algo que eu Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? fazer na cachoeira para meu ori?

Bori não é o mesmo que iniciação, portanto, não entendo como você pode ficar sob a regência de Ogum. No caso que tivesse feito a iniciação para ogum, ainda que erradamente, não seria possível a si fazer qualquer coisa para alterar isso, seria aliás um processo muito complicado e só acessível por um pai ou mãe de santo realmente conhecedor.

Leia o post sobre bori e o post sobre iniciação que você vai entender as diferenças e o que eu estou falando. Estou tentando fazer um novo assim que der. Quais as consequências de um sacumento, limpeza de egúm mal feita?

A consequência é que o sacudimento é feito para afastar os eguns, e se não for feito correctamente, o que acontece é que eles vão ficar. Egun é algo que precisamente Xangô abomina e não chega nem perto, daí, não ser de estranhar esse afastamento de que você fala pois Xangô se afasta de tudo quanto tenha que ver com morte, assim, um filho dele carregando egun, não propicia proximidade.

Egun não é boa companhia para ninguém. Queria fazer uma pergunta: Eu, sou filha de Nanã Ajàosi Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

Obaluaiê, naum fiz obrigação ainda. Como é ser filha de orixás tão severos? Como vc sabia que sua mãe Nanã estava te cobrando obrigação? Acho q Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? mais de uma pergunta. É pq tenho sentido algumas coisas e busco repostas. Se puder mande por e-mail. Se naum puder, pode responder aki mesmo. Entretanto, penso que seria mais correcto você ver o que pode fazer para o seu orixá em vez de querer fazer uma pombagira quando não tem qualquer outro fundamento.

Acho que talvez isto seja uns dos problemas que a religião afro,passa no Brasil,esta ficando confusa,cada um fala uma coisa.

Mas acima de tudo o melhor é ter fé no seu santo de cabeça na ideologia de sua alma. Sem dúvida o mundo do candomblé está ficando muito confuso devido a muitos zeladores não terem o preparo necessário para cuidar de pessoas e muito menos para ficar a frente de uma Casa de Orixá. Mas no caso específico do Orixá regente do proximo ano a coisa seria bem simples de definir, mas o ego e a soberba falam muito mais alto do que a tradição e respeito a hierarquia, vejamos o seguinte.

Todos os candomblés decendem das Casas tradicionais, seja Casa Branca, Opó Afonjá, Bate Folha, Casa das Minas e tantos outros, por tanto deveríamos todos seguir o que diz a tradição e esperar que as Casas de matriz, a nossa raíz nos dissese qual Orixá regerá o próximo ano.

A coisa é simples mas falta o respeito e ética por parte muitos zeladores que se acham superiores a sua própria raíz. Nelson mês passados passei por alguns probleminhas que alguns médicos não conseguiram explicar, nem tão pouco os exames laboratoriais. Tive furúnculos, dor renal…,resolvi com tudo isso fazer um jogo de búzios tendo em vista que não dava nada nos exames. Antes porém tive um sonho, nesse sonho como já te raletei via quatro búzios abertos, e a parte aberta era vermelha, fiquei muito pertubado com esse sonho.

Fiz o jogo de búzios, o jogo disse que Xangô estava distante de mim por alguns motivo, o jogo não deixou claro, o que o Babá e eu pensamos com tudo isso, isso estava acontecendo porque tinha um sacudimento de egún pra fazer. Fiz o sacudimento e vi que as coisas mudaram. Mas o que me dixou intrigado foi, porque permitir que tudo isso acontecesse comigo? Foi um tipo de castigo, de aviso?

Confesso que fiquei um pouco triste com tudo isso; amo meu pai Xangó demais. Por quê não usar um sonho? Por que usar de coisas assim como a dor só pra me dizer que uma coisa estava errada em mim? Desde de já agradeço seu comentário. De certo também vc já viu crianças num mercado fazendo birra para a mãe comprar um chocolate, não viu? Meus filhos já fizeram birrinha também e eu normalmente não tinha a paciencia necessária e dava um tapinha.

Hoje meu filho tem 1,85 e eu 1,70 então não dá para dar tapinha no bum bum rsrsrs. Mas posso conversar com ele e esclarecer que isso ou aquilo que ele está fazendo é errado, mas se ele quizer fazer assim mesmo, só posso esperar e ver o que dá. Com toda certeza Xangô te avisou que havia algo errado e só tomou esta atitude por que não havia outra altternativa, meu irmão Orixá não é bom nem mau é justo. Espero que vc tenha aprendido e tenha tirado alguma boa lição deste episódio.

Mas uma coisa não combina nesta historia, Xangô tem terror a Egum, então podemos também pensar que o tal sacudimento não feito no momento certo poderia te causar problemas maiores e que Xangô se pos na frente para te protejer, o que acha desta versão?

Muito bom o modo como vc esclereceu, a forma como vc me responde meu preencheu de uma sensação muito boa. Me senti importante e amado por meu Pai Xangô. É verdade ele mesmo repudiando egun, se manteve de longe a me observar e cuidar de mi. Eu mesmo o vi alguns vezes com aquele jeito imponente de braços cruzados. Mas quando fiz o jogo pra esclarecer o sonhor, depois do episódio da cólica nefretica, o jogo foi claro, ele estava distante de mim por alguma coisa que eu tinha feito, confesso que o que eu não sei; pedi perdão.

Me veio na cabeça e na cabeça do Meu futuro Pai,o que fez o jogo, que só podia ser por causa do sacudimento errado. Passei a acender velas pra ela no dia dela como gratidão pelo cuidado. Muito obrigado por esse espaço e pela boa vontade e paciencia que e vc e os demais têm pra responder cada um de nossas perguntas.

Meu Babalorixá me aconselho depois do jogo que eu fizesse uma amassi ou amací, não sei a escrita correta,rs. Eu gostaria que vc me explicasse, falasse um pouco sobre, ele me disse que era um batismo no candomblé que isso ia me ajudar a me centrar mais no meu orixá, porque tenho uma mediunidade muito aguçada e os orixás ficam querendo vir, querendo virar e com esse ritual tudo se acalmaria.

Muita informação, não tive tempo hj de conversar com ele direitinho, me dê uma luz, um esclarecimento pra esse seu irmão. Desde já agradeço sua atenção pra comigo. No candomblé não existe batismo, a função do banho ritual no candomblé é principalmente preparar o corpo para a Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? do Orixá, então se vc está sentindo o Orixá tão próximo de vc o banho vai vai fazer com Ele se aproxime ainda mais e possa inclusive virar, por isso acho que o banho tem ser acompanhado de uma pessoa mais velha que possa te orientar.

Sobre o fio de contas de Orumilá, eu discordo disso, todos os candomblés Ketu entendem que Orumilá é o Deus supremo Ele é tão perfeito que não se faz oferendas para Ele, não há culto formal para Ele, Orumilá é o Todo é Completo em Si e por isso não há filhos deste Deus e nem fios de contas Dele, talvez tenha sido dito Oxalá, mas nunca Orumilá. Pelo visto estou metido no que se pode chamar de umbandoblé.

Eu já não sei o que fazer, sei que necessito de ajuda, mas aqui está dificil, a maioria dos blés do aqui é assim, tudo misturado. Andei lendo sobre o Amaçi pela net, vi que tu se referia a umbanda, respeito os irmão da umbanda mas, não é o que quero. Como já havia falado outras vezes pra voçê e acredito que se recorda, tenho frequentado um nação de se denomina Moçambique, foi o que achei mais próximo do candomblé por aqui; tudo aqui é muito misturado, culto a orixá e jurema, confesso que não é uma coisa que me agrada o lado que envolve a jurema.

Sinto cada dia que o chamado do blé, mas ir pra onde? Com quem me aconselhar aqui? Essa nação é a mais próxima que encontrei. Me sinto perdido sem saber o que fazer. Quando tive conversando com o Babalorixá dessa casa tenho ido, quando fiz o jogo, foi o que ele me aconselhou fazer, segundo ele esse ritual iria me centrar mais no meu Orixá pois, os demais tem me rodeado, tem me influênciado e segundo ele ao fazer esse amaçi eu ficaria mais seguro com meu pai Xangô.

Mas depois de ter lido tudo o que vc escreveu já não sei o que fazer. Tudo o que eu quero é está bem comigo mesmo e com meu pai Xangô. Agraço pelo comentário e peço que em seus momentos com os Orixás peça por mim, para que eles me ajudem a encontrar um lugar agradável e que seja agradável principalmente pra eles. Mei irmão não tenha receio em procura outra Casa onde vc se sinta mais confortável. Desculpe o meu desabafo, mas vc foi tão concero no seu texto que eu fiquei desconcertado.

Não tenha receio em falar pra mim o você pensar, nem tão pouco defender o que conhece, o que você vive, nunca iria pensar isso de você é dono da verdade ou coisa assim pois, a única verdade absoluta é Deus.

Você carrega uma tarefa assim como Manuela e Artur, de ajudar pessoas como eu e tanto outros a encontrar um caminho que traga paz de espirito e assim formar uma corrente pois no memento em que encontro paz de espirito também posso ajudar a outros que me rodeiam a encontrá-la. Confesso que fico mexido com tudo Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? que leio e minha decisão pra esse momento é esperar mais um pouco pra fazer qualquer ritual que seja. Me sinto bem nessa casa onde tenho ido, sinto que o Babablorixa de lá não é um marmoteiro, um enganador mas…parece que ainda falta alguma coisa lá, talvez seja pelo fato de está meio misturado como já falei não gosto de lado relacionado a jurema, não me sinto avontade.

Já por outro lado o candomblé mais puro tem os preceitos que são um tanto pesados, tem as curas que são feitas confesso que me sinto mal só em pensar em receber curas em tantos lugares enfim. Na hora certa, no tempo certo, encontrarei um lugar onde me sinta em paz e feliz. Há muito tempo quero me iniciar na religião, mas tenho diversas dúvidas, por exemplo, de qual orixá sou filho.

Amo a cultura, só que não conheço ninguém confiável para me orientar. Sou filha de Santo há 08 anos e de banto pronto tenho 05, participo do que poço na casa. Antes de entrar para o axé nunca tive experiência nenhuma com religiões de matriz africana e nenhuma outra que não foce as testemunhas de Jeová. Até que em um curso de teólogia entrei em contato com o candomblé. E mais tarde conheci o hoje meu amrido que toda a família é do axé. Tenho certeza que minha Mãe Oxum me fez chegar até ela e que certamente não foi só pra ser feitoem mionha cabeça.

Ele me escolheu com algum propósito. Minha dúvida é : Como uma pessoa como eu que não tem experiência com nada do candomblé aprende os segredos das ervas, dos rituais, de cada Orixá a magia do espiritismo? Vc deve reponder: com seu zalador! Demonstração de enteresse e assiduidade nas obrigações da casa, obrigaçãoes em dia, respeitar a ierarquia,cumprir e respeitar … Não é o suficiênte?

Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico ou consultas via internet, o correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e por internet, o correto é uma consulta pessoal com um bom zelador.

Só há uma forma de vc resolver isso, é procurar alguém que saiba de fato consultar os búzios, antes de jogar procure saber quem é a pessoa e ela é bem avaliada na comunidade religiosa, não há motivos para tantos Orixás responderem no seu jogo. Leia o texto da Manuela Buzios não são jogo de cassino que está pagina principal e vc entenderá o que te falo. A religião nos ensina que primeiro cultuamos Orixá e depois se estiver no seu caminho espiritual e seu Orixá permitir vc pode cultuar pombagira.

Então recomendo que procure um jogo de búzios e saiba que é seu Orixá antes de cultuar pombagira. Vc já viu nossa página principal, já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma.

Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico ou consultas via internet, o correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Vc já viu nossa página principal, já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento.

Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?.

Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tenho lido alguns livros para poder entender algumas coisas, mas percebi também, que independente de como eu me relaciono com a religião, também me sinto um pouco perturbado sem nenhuma explicação. Tenho tido sonhos com pai de santo jogando búzios inclusive eu vendo quantos búzios abertos e fechadosFalando o nome do pai de santo…etc, plantações de plantas e flores no terreiro com seus respectivos nomes, mas que geralmente algumas coisas se perdem da lembrança.

Gostaria de um ponto de vista seu em relação aos acontecimentos e essa aparente mediunidade que dizem que tenho? Existe algum livro,site ou blog, que relaciona ou tira dúvidas em relação mediunidade e seus sintomas. Está em Autores Nelson, é só procurar lá. Dizem que o filho deve estar preparado por que Ele chega e vira no filho com tamanha rapidez que causa um certo mau estar, um desconforto.

Dizem tudo isso, e eu nunca senti nada disso, Ele vira em mim com tranquilidade e serenidade. Acho que é mais uma questãod e vc estar disponível e ter confiança de que tudo correrá bem do que dar ouvidos a terceiros. Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar.

Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Gostaria de entender se vc tem 18 anos de idade ou de santo, e vc realmente não foi iniciado em candomblé nem em umbanda.

Desculpe-me se pareço pretencioso e dono da verdade, mas como vc se expos e nos fez perguntas, eu me sinto no dever de comentar certos pontos de seu texto que me deixaram muito preocupado. Tenho muitas indagações, mas só as farei com seu consentimento. Gostaria de perguntar a Manuela o que significa eunão sei bem expor minha duvidao abraço de um orixa?

Fui a uma festa de candomble e recebi um abraço afetuoso de oxum e iemanja, mas somente eu recebi esse abraço e havia outras pessoas la assistindo também. Foi tão bom que eu nem sei descrever.

Foi curioso porque a iemanja se agachou pois eu estava sentada e estendeu os braços pra mim, entao eme levantei e ela se levantou, me abraçou e me beijou na testa, assim como a oxum. Isso tem algum significado especial, ou os orixas agem assim mesmo? Obrigada pela antenção e que todos tenham uma boa semana. Tratando-se de duas Iyabás, Yemonjá e Oxumcuriosamente a primeira coisa que me ocorreu, é que isso pode ter algo que ver com família. Pode ser também um simples reconhecimento, um gesto de agrado pela sua presença e que esses dois orixás estejam directamente relacionados consigo e agradados com a sua postura na vida.

Podem ser de facto muitas coisas. Agradeço sua atenção e resposta. Não estou grávida e fico feliz que isso so possa ter um significado positivo. Tenho ido muito ao candomblé e tenho me sentido em paz e com um desejo enorme de conhecer mais.

O abraço desses dois orixás so me fez bem e sentir que o que ha bom no axé. Um grande abraço e axé! Primeiro eu gostaria muito de parabenizá-los pela construção do site e dos textos, são realmente claros e objetivos. Eu freqüento a Umbanda a alguns anos, agora comecei a estudar de verdade e em breve pretendo estar Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? dentro servindo aos nossos queridos Orixás que sempre tem algo para nos confortar e enriquecer o espírito.

Mas eu comecei a despertar uma curiosidade sobre o Candomblé. Eu sempre quis ir a me desculpa, eu não sei o nome que vocês dão uma gira, só que sempre tive medo. Sempre escutei coisas sinistras sobre essa religião não pelo pessoal do centro, muito pelo contrário, eles nunca me disseram pra não ir. Depois de visitar esse site, poxa, realmente eu vejo como eu e todas essas outras pessoas somos ignorantes sobre o assunto.

Tantas coisas em comum entre as duas. Eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se vocês podem recomendar algum barracão eu acho que é isso sério, porque realmente eu quero saber mais e não quero ter uma impressão ruim nem pessoas que saibam tanto quanto eu, nada.

Muito obrigado e que Deus os abençoe. Vou te indicar que veja o site o sergio ciganus ketu no google, ele é uma pessoa muito boa e confiável, tem sua Casa em Caxias. Tem o Bate Folha Angola fica em Anchieta tb google. Bira de Xangô Ketu em Caxias, tb no google tem infomação. Há outras Casas bosa Casas, estas são as que eu conheço. Vc já viu a matéria sobre intolerancia na página principal do blog? Mas independente de vc herdar um ou mais Orixás vc terá sempre os seus próprio os quais deverá cuidar se é que vc gosta e quer fazer parte desta religião.

Porem no candomblé haverá sempre a necessidade de fazer a iniciação sim, para que vc possa cresçer e desenvolver-se na religião, isso no candomblé. Então vc deve primeiro saber a qual dos dois segmentos vc foi. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador.

Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Temos posts que tentam esclareçer essas diferenças ou ao menos deixar mais claro as coisas, leia por favor. Sobre seguir umbanda ou candomblé, isso é uma decisão que não te compete, são seus guias ou Orixás que vão te conduzir ao caminho que será melhor para vc, onde se sentirá feliz. Não se limite, experimente e escolha.

Estou maravilhada com seu blog, de altissíma qualidade, muito bem explicativo, parabéns! Bom, já tive algumas respostas suas, muito obrigada, mas venho mais uma vez, tirar umas duvias…meu ori é de Xangô, o juntó que ainda esta´em duvias…entre Oxum e Yemanjá´…me identifico com as duas mas sinto que Oxum me toca mais pq quando escuto o toque para ela, sinto dores terriveis de cabeça, vontade de chorar e gritar.

Mas que bom que vc chegou a um lugar onde vc se sente bem e consegue externar seu amor pelo Orixá, este é o caminho, do amor, amor pelo Orixá pode ser traduzido por amor aos seus irmãos e pelo mundo, continue com esse sentimento em vc e as portas se abrirão com mais facilidade, vc saberá sempre sorrir e ver as cosias boas a sua frente.

Sobre seu juntó, só mesmo a zeladora poderá resolver, mas se vc sente um aligação assim tão intensa, é provável que seja de fato a Oxum, é questãod e conversar com Ela e com a Zeladora, afinal não é legal sentir dor de cabeça Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?. Sobre vc e seu namorado, Orixá não causa divergencia ou atrapalha a vida de ninguém em aspecto algum.

Sobre complicação…… bem vindos ao mundo do amor…. Todos somos complicados na visão do outro, então saber lidar com essa complicação é muito saudável. Veja que só fao de vcs dois. Sobre os demais que se metem na relação de vcs…. E Akambi é um destes locais de oferenda, não seria uma qualidade de Oxossi, Isso é que eu consegui saber sobre Akambi.

Tenho algumas dúvidas referente aos orixás. Aí vão: 1 Sabem algo sobre o orixá Oranian? Quero conhecer melhor o orixá que acompanha e não acho nada sobre ele. Ficarei muito grata se puderem me ajudar. É similar sim, mas não é o mesmo. Olha só, eu sou uma das amantes da história sobre os cultos africanos, sabe? Por isso faço taaantas perguntas. Tenho uma outra pergunta- e com certeza não será a última- mas, dessa vez é sobre um orixá feminino. Já ouvi dizer que não é um orixá, e sim um Vodun; já ouvi dizer que não é nem um nem outro, mas sim um Nkisse… Confusão, geral!

Você poderia me esclarecer isso? Outra coisa, por que dizem que o único adjunto compatível com Terekompensu é matamba? Mawú é um Vodum e é Jeje, eu não conheço muito de Jeje, me dê um tempo de uma semana e retorne a perguntar que eu vou fazer contato com um nosso amigo que tem blog sobre Jeje, o Doté Jorge e pedir autiorização para te colocar em contato com ele, te interessa?

O que pode ter acontecido com relação a Angola e Mawú é que existe Mavambo em Angola um correspondente de Exú Yorubá e algumas casas menos tradicionais o chamam de mavú quase um apelido um diminutivo carinhoso e que deu origem a essa confusão com Mawú do Jeje. Foi isso que eu ouvi há muito tempo sobre este assunto de um zelador Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? Jeje. A questão de Logume Terekumpenso. Tenho grande admiração pelo povo de Ogum.

Não sei se este é um ponto e favor seu tb. Parabéns pelas respostas, pelas tentativas em resolver as dúvidas do pessoal aqui. Voltarei aqui sempre para te aporrinhar com perguntas. Abraços e muitooooo axé… Me dê Tomege sempre que quiserviu?

Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

Venha a mim q de benção eu quer é mais, sempre. Ah, qto ao meu e-mail… é esse cadastrado. Sobre Ewá eu nunca soube de homens filhos de Ewá. Então sobre Nanã não ha um consenso. Mas muitos zeladores e zeladoras fazem esta confirmação tb no jogo de búzios, e é bastante confiável. Ogã e Ekedji passam pelos Orôs acordados, não existe Ere em Ogã e Ekedji, mas não tem nada que seja insuportável ou te cause dor Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador.

Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. O maior problema é que nem tudo que é kizila pra um é para o outro e nem tudo é kizila de fato, muitas são invenções ou desejos de alguns desavidados. Kizila pode ser moeda de troca em mãos pouco habilidosas, kizila pode doutrinar um filho, pelo amor ou pela dor. Tb tem tem esta função, o problema agora é desmistificar o que é kizila e o que foi inventado com outros motivos, quase sempre para impor o medo.

Kizila clássica para mim é dendê. Mas será kizila ou só meu estomago que é delicado rsrsrs. Eu concordo com vc nesse ponto. E meu estômago derrete se sentir dendê, abóbora ou acarajé minha loucura.

Tem coisa queé, pq tem que ser e pronto. Eu não sou zelador e portanto não tenho mãe pequena. Quem de fato criou o blog foi a Manuela, a ela cabe as honras desta iniciativa, eu sou responsáve sim e colaborador, mas o blog foi idéia dela.

Outra coisa, nós somos só filhos de santo preocupados em ajudar os irmãos. Vcs teriam alguma sugestão de um Livro que fale da nação Cabinda? Simone o caminho para decifrar este sonho é o jog de búzios, procure alguém que seja de candomblé e faça um jogo, nunca via internet, só pessoalmente. Mas durante ou mesmo antes do jogo não comente do sonho, só o faça se a sua resposta não for dada, aí pergunte específicamente sobre isso. Me desculpem pelas resporta em conjunto mas temos Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

lista enerme de pessoas hoje e precisei fazer isso, o normal são respostas individuais, mas como tivemos muitas outras atividades neste fim de semana o volume se acumulou e precisei fazer desta forma.

Eu sou rodante,pelo menos foi o que os zeladores me disseram,só que estou com um problema,antes de frenquentar o terreiro eu me sentia mal quando tocava para o meu orixa e quando tocava para exu,um ano depois que fiz obori nesta casa não sinto mais a presença do orixa não passo mal já fui em outras casas para fazer um teste e nada,já pedi a zeladora para jogar e saber o que esta acontecendo mais ela diz que o jogo só informa que o orixa pede raspagem e diz que o meu assentamento não tem mais vida que eu deveria fazer um novo obori,para que ele não continue pedindo raspagem.

Gostaria de um conselho sobre este caso. Bom vamos lá, qual a finalidade do assentamento? Vc diz que é necessário assentar o Exú Orixá e que não se pode raspar um filho de Exú, geralmente se faz Ogum correto? Fui em um barracão candomblé gantois e tinha uma pessoa que virou no Exú Orixá.

Quer dizer que essa pessoa foi feita no Exú? As perguntinhas parecem primárias rsrsrs mas é que sou abiã! Mas sobre esta polemica sobre fazer ou não um filho de Exú, nós sempre teremos a mesma postura aqui no blog que é a de seguir o que nos foi ensinado e que diz a tradição, que uma pessoa não deve ser iniciada de Exú etc etc etc como já leu nos comentários anteriores.

Mas existem assuntos de fundamento religiosso que nãopodemos discutir em blog, e esse assunto específico é um deles. Isso sim é coisa de quem não sabe o que está dizendo pois não tem qualquer fundamento ou razão de ser. A data ou dia de nascimento não determinam o Orixá de ninguém.

O Orixá da pessoa é revelado através do jogo de búzios ou do opelé, nunca com base em datas ou características fisicas como tanta vez se ouve dizer por aí. A nação Cabinda, originária de Angola, adoptou o panteão dos Orixás Yorubás, embora estas divindades Bantus devam correctamente ser chamadas de Inkince.

Os Inkinces são para os Bantus o mesmo que os Orixás para os Yorubás, e o mesmo que os Voduns são para os Jêjes. Os Orixás cultuados na Nação Cabinda são os mesmos da Nação Ijexá acrescentando Bará Elegba, Oyá Dirã e Oyá Timboá Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

são cultuados em alguns terreiros desta Nação. Os praticantes da Nação Cabinda também se valem dos rituais da Nação Ijexá, já que esta última é atualmente a modalidade ritual predominante no Rio Grande do Sul; a diferença se dá basicamente no respeito à memória de seus ancestrais e a outros factores como o início dos fundamentos da Nação Cabinda, que é justamente onde termina os das outras Nações: o cemitério.

Bem me Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? a nao me sentir so no meu conhecimento ou na minha misera ignorancia: por aqui, ao menos os que tenho conhecido, os praticantes da nação que tocam tambem umbanda, passam a impresão de terem a nação como ritual superior, pois falam dos orixas de umbanda de forma menos espiritualizados e os de nação de forma muito confusas ao te esplicarem sobre os endeusamentos divinais dos mesmos.

Acho estranho demais, pois em uma seçãonão tem como por exemplo, definir uma Iemanja de Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? jurema ou de um ogum. Desde ja agradeço seu esclarecimento. Ou sejeos medios se aprontam na umbamda somente com o uso de ervas. Quando fiz meu chao foi feito o corte para todos os orixas inclusive na na minha coroa maior e agora que eu gostaria de fazer um reforço, pois ja faz quinze anos do meu ultimo chao, como devo proceder, sendo que meu ultimo baba faleceu ha uns seis meses.

Pq estou um pouco despontada com a má atitude de um certo senhor para com um amigo meu. Sei q aperda de informações sobre determinadas entidades é fato mais que consumado, sem contar aquilo que sobrevive pela metade ou alterado por quem quis. No entanto, isso não o direito de certos zeladores substituirem a belo prazer e conveniência, a ordem natural das coisas!

Isso me causou um breve sentimento de revolta, entende? Respeitar os ensinamentos do seu babá ou iyá de iniação é um sinal de respeito, e mais ainda, de umildade. Por isso, quem puder, se certifique sempre de que está nas mãos de pessoas de boa índole e ´serias neste meio, e sempre roguem de coração pelos orixás pq eles tudo sabem, nós -seres humanos passíveis de erros e acertos- somos os que não sabem de nada da vida, deitamos guardando o que aprendemos no dia anterior e acordamos sempre com a certeza de que ainda é tarde para parar de aprender!

É isso, axé e força para todo mundo. Bem, nesse sábado estava em um Candomblé de Caboclo e fui surpreendido quando um caboclo ao cumprimentar os homens, que se concentram separadamente das mulheres, ficou segurando minha mão por um tempo.

Gostaria de saber do Srº se essa é uma informação válida. Já havia postado outras vezes em que Nelson de pronto me respondeu e pra mim foi muito útil. Eu descobri o Candomblé e me sinto muito confortável com relação a religião. No entanto acho que nada é perfeito e essas imperfeições sempre adveem do homem que sempre dá um jetinho de tirar algum proveito das situações que lhes são apresentadas… Falando o que aconteceu comigo tentando ser suncitoestava a procura de uma casa Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

candomblê… e consegui encotrar através da internet uma que julgava ser correta pois gostaria uma que fosse Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? raizde início nessa casa tudo transcorreu bem, o jogo de búzius foi um pouco intranquilo uma vez que o orixá não falou logo? Foi-me Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

um ebó… Uns dias após esse ebó, aconteceram coisas que Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? muito desagradáveis, adoeci muito mesmo, meus calcanhares incharam, tive uma forte gripe e pra completar minha cabeça, meu peito e braços ficaram em feridas, várias pústulas… onde gastei uma quantia significante com o dermatologista e medicamentos para me livrar disso, ainda tem alguma requistios principlamente algumas marcasfiz alguns exames de sangue e no reumatologista e não acusou nada… Votei ao pai de santo, uma vez que pretendia também dar bori… relatei o ocorrido e ele me disse que isso poderia ser choque com Omulu, me falou que talvez acontecesse que eu fosse de Omunlu e Iemanjá naquele momento falou, pq ela é a dona das cabeças e talvez fosse meu segundo Orixá até aí tudo bem…o problema vem agora… É que esse cara, acredito que aproveitando da situação, queria dormir comigo, me cantou na cara dura… e, claro eu não aceitei, achei tudo muito indigno e humilhante, e, se depender de sexo, jamais entrarei para religião… acho isso prostituição, não sou assim… Daí saí de lá, e, ainda tive que escutar coisas mesquinhas e peculiares de pessoas q agem dessa forma, dizendo pra eu procurar um analista e me encontrar pode?

Fui conversar com ele, também pra conhecer, e, para vê se fazia juízo as minhas expectativas, mas de novo, esse outro pai de santo deu em cima de mim só que de forma mais sutil! Resolvi desistir, não tenho mais forças para bater com cara na parede tantas vzs na vida!

Tudo me parece agora complicdo demais! Ontem a noite tive um sonho eu não acredito muito em sonhos não, mas esse me pareceu muito estranho! Agora não sei para onde me dirigir, para onde vou ou como me conduzir! Entre tantas qualidades do Candomblé, Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? delas é que esta é uma das poucas religiões do mundo que aceita a todos, homens, mulheres, travestis, gays, etc.

Afinal, se Orixa é vida, é amor é fraternidade, não poderia ser diferente. No entanto, como em qualquer religião, existem aqueles que disvirtuam o saber divino que lhe é concedido, deixa de lado o seu ser maior e coloca à sua frente seus desejos pessoais e carnais.

Ao ler seu comentário refleti muito sobre a situação, como sempre faço ao ler qualquer outro, imaginei o constrangimento pelo qual você tenha passado, afinal, quando procuramos uma casa nossas expectivas são grandes. Entre num local em sua casa onde você possa ficar só, apenas você e seus pensamentos, coloque a sua frente os Orixás, seja ele qual for, independente da qualidade, peça firmemente que ele te encaminhe a um local divino onde você possa encontrar respostas para todas as suas dúvidas, não deixe que nada te impessa de chegar até lá.

Pesquise, saiba mais sobre o local, se possível visite e veja como funciona, sempre com o pensamento nos Orixás e pedindo. Você verá que eles lhe mostrarão o caminho certo e que também mostrarão que não são todas as casas que ajem da forma que agiram contigo em outras. Você verá que o caminho que os Orixás trilharam para você é o caminho do bem e com certeza será muito feliz. Não deixe que estas pequenas coisas lhe impessam de ser feliz, quando digo pequenas é porque, quando você começar a fazer parte da plenitude divina que é a trilha dos Orixás, verá que o que aconteceu contigo foi apenas um tropeço de pessoas que, por algum momento, esqueceram de sua verdadeira função.

Pense nisso, se você acredita que seu Orixá é maior do que qualquer coisa, é mais poderoso do que tudo e é! Me desculpe pela intromição e Sr. Manoela, mais uma vez, perdoe pelas palavras. Um grande abraço a todos. Sei que não deve ter sido fácil lidar com esse tipo de situação pela qual você passou,mas, certamente, essas pedras do caminho estão lapidando o seu ser e aparando arestas.

Ninguém sabe o porquê de certas coisas acontecerem,até que se passe um tempo e possamos refletir sobre o que passou. Estou certa de que você vai encontrar uma casa onde o respeito ao próximo, o amor pelos Orixás e o sentimento de irmandade e família reinem. Peça ao seu Orixá,seja ele qual for, que lhe mostre o caminho.

Afinal o Orixá está também escolhendo o pai ou mãe de santo mais adequado para vocês dois. Observe o ambiente antes de se envolver com a casa, busque informação com pessoas que você confie, e com filhos de santo de cada casa.

Pense que você se livrou de uma arapuca daquelas… Já imaginou se você tivesse entregue sua cabeça nas mãos de uma pessoa assim? Tem males que vem para o bem! Espero que você volte com boas notícias em breve! Com toda certeza nossos irmãos Edson e Carol expressaram todas as palavras de revolta contra essas atitudes repudiáveis e palavras fraternas e de força.

Nossos irmãos foram muito claros em suas palavras. Então cabe a mim, apenas mostrar a minha indignação para com essa calamidade que infelizmente está presente na nossa religião e lhe dizer que o orixá é mais que isso. Com ceteza essa força que mora dentro de você te mostrará um caminho lindo e pessoas confiáveis e que levam o significado do orixá a sério, pois estas existem, não em tão grande número, mas existem sim e os seus orixás mostrarão a casa e a pessoa certas.

Estamos aqui, como disse a Carol, te esperando com ótimas notícias. Tenho um amigo de muitos anos e ele frequenta a mais de 30 anos uma casa Candomble.

Contos eróticos de traição, casadas, esposas

Me disse que de cabeça sou Ossa Meji e espiritual sou Oxum. Mas não é através dos búzios que realmente se sabe? Me identifiquei demais com os dois Odus, tenho até receio de qdo consultar, ser outro a. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador.

Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Geralmente o significado da digina é restrito ao terreiro,quem melhor poderá lhe informar sobre o significado da sua digina ou de outras pessoas do mesmo ilê é o zelador.

As informações que você venha a encontrar podem não corresponder com o objetivo Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? qual vc recebeu essa digina entende? Nelson foi muito importante todas as palavras por ele ditas um grande apoio. Mas hoje passando os olhos com rapidez, li um relato um tanto parecido com o me, não ocorreu pelo mesmo motivo, mas a decepção foi forte em relação ao ser humano.

Mário não desiste de forma alguma, ás vezes o caminho é ardúo, mas conseguimos vencer, eu demorei muito até achar uma casa séria, que presta e ensina para os filhos a caridade, humildade e o amor, se eu consegui vc também ira, não desista e se puder ajudar com certeza estarei aqui. Voçê já comecou a acertar… já achou este blog, foi assim comigo também.

Orixá é lindo, é amor,é tudo de maravilhoso eu os amo muito e tenho muita fé também e eles não te abandonaram e nem vão. Para o Mário e para todos os que se sentem perdidos ou decepcionados, vai sempre a nossa força, o desejo e o pedido de que os orixás possam dar a todos os caminhos de paz, harmonia, amor e coragem para continuar.

Estou te falando tomando por base que vc só pode se interessar por saber sobre Exú de Oxala desde que vc seja do candomble, por que em umbanda Oxalá existe mas não tem filhos e nem exús ligados a Ele apesar de todos serem considerados tb filhos de Oxala na visão de umabanda mas não tem filhos que o incorpore.

Diferente do candomblé onde Oxalá vira em seus filhos. Sendo assim o termo escravo não se aplica. Veja melhor o que vc quer saber e retorne. Por favor me responda… Sou filha de oxum, praticamente tenho todos os atribuitos atribuidos a ela, de dengosa a romanica, o problema é que estou apaixonadapor um filho de oxossi, que é calado e guarda para Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

todas as emoções, sem contar que os filhos de oxossi não gostão muito de casamento ou relacionamentos estáveis, enquanto as filhas de oxum adoram amar e ser amada. Eu sem saber desta historia, o conheci e do nada falei para ele que meu santo tinha batido com o dele. El se assustou no dia mas ão me falou nada. Tempos depois ele disse que eu mexi muito com ele, mas teria que ter permissão. Quando estamos juntos e como se tudo ja tivesse traçado, ´como se fossemos um do outro a muito tempo.

Mas ee me disse qe tem que ter permissão, seão não vai dar certo. Ja que ele esta predestinado a viver sozinho. Ja que filhos de oxum não gosta de amores impossiveis gostaria de saber. Estes sonhos podem de te dizer várias coisas e se você acha que estão ligados a religião, o melhor Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

você procurar um zelador e pedir para ele jogar os búzios para você, além de você saber quem é este com quem você tem sonhado, ainda poderá saber o que ele está tentando te dizer. Com certeza você sairá consciente do que os seus sonhos estão querendo te dizer. Se você fará os ebós, então será assistido por zelador, entendo eu.

Peça para que lhe esclarecer sobre seu orixá. Não confie em jogos por internet, nem se confie apenas em datas de nascimento, pois o que realmente vale é o jogo de búzios. Dentros deste posts nas repostas tem umas dicussões muito boas sobre este Ogum, com informações muito valiosas, por favor, leia os comentários nestes posts e vc vai encontrar bastante informação. E por mais informações que possamos fornecer,só na casa de axé vc vai ter maiores detalhes,existem ooisas que só deve ficar entre iniciado e pai de santo.

Em candomblé não há nada de espiritismo, não existem entidades que trabalham pela evolução. Em candombé de caboclo, existem trabalhos,mas não chega a ser direcionado para evolução espiritual. Assim sendo, a referência a este nome encontra-se no candomblé Jeje, Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? o qual existe Mawu e Lissa, que foram respectivamente a mãe e o Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

de Aguê. Aguê pode ser comparado, para mais fácil entendimento, ao Oxóssi do Ketu. Existe também a referência de que para os Fon originários do DaoméNanã Buruku foi a mãe desse casal de gémeos, Lissa homem e Mawu mulherdos quais descende toda a humanidade. Aure, Meu nome é Daniel e hoje sou membro de uma casa de candomblé conhecida por sua tradição onde a Ya Otun é iniciada ao culto de Obá.

Porem este belíssimo Santo não terá mais iniciados em minha casa, inclusive no Xire só são cantadas as cantigas para o orixá em grandes obrigações. Quando eu pergunto aos mais velhos eles simplesmente me dizem que isto é devido a falta de folha ou falta de cultivo a tradição do culto que se perdeu no tempo.

Mas muito me admira reportagens feitas por uma emissora brasileira na Nigéria, no Binim, e alguns vilarejos da áfrica onde Xangô é celebrado quase como aqui no Brasil. Sendo Obá nas lendas que chegaram aqui em nosso pais uma das esposas dele, será que realmente não existe mais o culto a esta divindade.

Não sei se foi bem claro mais o que eu gostaria de saber é se cessaram as fontes poderiam recuperar as folhas, tradições, Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? alem da que já conhecemos? Permanece a grande duvida quanto a outros orixás como Oco, Iroco, Ewa e até mesmo Logun Ede. E com a morte deles morre conhecimento,morre tradição. O fato de o culto de Xangô ser forte Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? significa que o de Obá tb seria forte,porque em Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

de onde o culto dele se origina somente Oyá é cultuada porque tb se origina de Oyó e Oxum tb é conhecida,apesar de seu culto ser originário de Ijexá que era uma cidade próxima,mas não era a mesma cidade. A origem do culto de Obá é desconhecida.

A cidade onde seu culto se iniciou não é relatada. Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? livro Mitologia dos Orixás de Prandi,ela só teve três lendas publicadas. É muito pouco em relação a outros Orixás. Quando pessoas morrem muito se perde… Dê uma lida na terceira parte do texto Candomblé Bantu na pós modernidade,o mesmo que ocorre com a nação Angola ocorre com o culto desses Orixás que temos poucas informações. Há alguns dias escrevi para vocês mas não obtive respostas.

Então vamos lá novamente ok?! Ja fui no candomblé várias vezes e tenho amigos que o possui como religião. O meu interesse maior é saber qual é o meu santo. Nos que fuininguem me disse com presição qual seria o meu santo porem disseram que sou medium. Dos que fui, disseram que ou sou filha de Oxum, ou filha de Iansã ou Sou Oxum opará.

Queria muito saber por causa da minha vida em si. Sou uma pessoa que busco todos os meus objetivos porém quando estou perto de conquistar algo importante tudo dar errado. Pelas cartas me disseram que sou uma pessoa muito invejada pois aspiro riqueza. Preciso cuidar do meu santo pra minha prosperar. Disseram também que possuo uma cigana linda e que me ajudará muito. Obrigado pela sua visita e esteja a vontade para pesquisa o que desejar do blog, temos de fato bastante informação disponível, é sempre um prazer falar com pessoas que querem conhecer a cultura religiosa, volte sempre.

Acordei c a lingua presa sem conseguir falar. No terreiro em q fui me disseram q tenhu uma cigana q me acompanha e me pediram para ofertar uma mesa pra ela, já até fiz isso. O nome da entidade que me afirmou isso era Maria Padilha das Sete Encruzilhadas. O fato é que gostaria de ter a certeza disso. Sinto uma queda de pressão e o meu braço pesado qdo as entidades do terreiro cantam, e uma grande dor de cabeça qdo estou lá.

Uma vez meu corpo tremeu mto e pensei q ia incorporar mas isso naw aconteceu, o fato é q eu msm naw conseguia controlar o corpo. Mas naw consigo acreditar q eu seja medium… Como posso saber a verdade? Tenho pesquisado mto sobre o assunto, mas tenho mtas duvidas.

Ficarei extremamente grata c a sua resposta. Se tiver um msn por onde possamos conversar ficarei grata. Espero q tdos estejam bem. A semana passada perdi uma sobrinha adolescente e de forma Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? repentina pra mim trágica. Tenho algumas suspeitas sobre questões espirituais dela.

Por favor, são muitos os indicios q nos levam a crer q ela era uma abiku. O q puderem me dizer a respeito do assunto, ajudaria, principalmente a acalmar a minha irmã, q tem mais uma filha. E tb a acalentar nossos corações e tirar inumeras dúvidas q surgiram. Obrigada mais uma vez, Axé à todos. Mas sei dos conceitos que estão ligados a perda de um familiar, a dor que é, afinal tb já perdi entes queridos e sei dessa dor, assim como todo mundo já passou por isso.

Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé.

No mais vc pode perguntar, e se estiver ao nosso alcance nós te ajudaremos com prazer. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador.

Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Partindo do principio de que quem lhe fez o jogo é uma pessoa séria e capacitada para o fazer, não tem porque duvidar de que esse é mesmo o seu orixá. O facto de não ter todas as características não quer dizer que você não seja filha de Xangô. Não é pelas características fisicas ou comportamentais que se tem a certeza de qual é o orixá que nos rege, embora sempre haja alguma ligação, mas jamais pode descartar hipóteses baseada em características.

Quero parabenizá-los pelo site, pela conduta e seriedade com que tratam esta religião tão bonita! É muito importante esclarecer muitas dúvidas e preconceitos que circulam por aí, sem no entanto, revelar segredos sagrados, nem mistificar demais nossa fé.

Sempre passo por aqui, adoro ler os temas em debate, e hoje resolvi deixar um forte abraço para todos. Sou filha de Xangô e Yemonja, fico feliz demais quando vejo as pessoas trilhando o caminho correto, sem enganações, na paz e firme conduta. Desde criança recebo visões, tenho uma sensibilidade muito aguçada e hoje com 26 anos queria trabalhar minha mediunidade ja que não sou iniciado candomble nem na umbanda fico meio perdido pois a existencia de pessoas ruins e real.

Queria que o senhor me desse uma ajuda para poder Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? o caminho certo!! Não podemos lhe dizer que caminho seguir meu irmão. A vida é sua, o dom tb e se Deus te abençôou com essa dádiva, vc deve conduzir sua vida e fazer suas escolhas.

Não podmeos ser responsáveis pelas suas escolhas entende? Busque conhecer as religiões, e escolha o caminho. Essas coisas do orixá devem ficar sendo cuidadas por um zelador a pois eles detém conhecimento da forma como se deve cuidar dessas coisas.

E como dizemos sempre o candomblé é uma religião comunitária. Vc precisa de uma nova comunidade, caso aidna não tenha nada em vista, vc pode buscar a casa de alguém Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? mesma raíz que a sua, um irmão do seu pai ou uma irmã sua que já sejam zeladores, com casa aberta. Bom, iniciei a pouco tempo no Candomblé, me sinto muito bem no local. Joguei nas cartas e a mãe de santo da casa que frequento que foi quem jogou Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

disse que sou filha de Iemanjá no céu e na terra com Oxossi. E que também tenho uma cabocla, a Jandira. Frequentei um centro de Umbanda e era dia de caboclo. Ao entar na casa, uma emoção muito forte me tomou, veio uma grande vontade de chorar, o coração parecia que ia sair pela boca de tão acelerado, arrepios e uma tremedeira muito forte. Já no Candomblé, houve uma festa onde vesti a roupa e dancei… Quando puxaram um ponto de Iemanjá e bati cabeça para minha mãe, senti tontura, tremedeira, etc, mas nada aconteceu, não passou disso.

Será que receberei minha mãe Iemanjá? Tenho muita vontade pois Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? um amor muito grande por ela e também por Oxossi… E quanto ao local? Me sinto muito bem na Umbanda quanto no Candomblé, não sou firmada em nenhuma casa, não sei o que faço!

E pelo que li do seu comentário vc não foi iniciada no candomblé ainda. Me preocupou o seu comentário porque vc se refere à mãe de santo usar cartas e nosso oráculo no candomblé são os búzios. De nada vale o que foi visto nas cartas, minha irmã, os orixás se comunicam pelos búzios, sem eles não tem como saber qual seu orixá de frente nem os juntós. E não temos orixá na terra nem no céu. Como vc diz que sentiu tontura, tremor quando toca para Yemanjá é possivel que ela seja sua mãe,mas só um jogo de búzios Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

casa idônea pode confimar. Provavelmente se for fiha dela vc deve incorporar ela com o tempo,não tenha pressa. Ibeji é orixá,mas não conheço iniciados,assim como vc,via de regra deveriam passar pelo mesmo preceito e dançar para seus pais no xirê. Quero saber se vocês já ouviram falar de um som de vento no ouvido direito se é que isso faz diferença.

Venho ouvindo constantemente o som do vento no meu ouvido. Sou filha de Oiá, será que é algum recado.?? Grata pela ajuda Tomejé, Motumbá, Axé para todos!

Eu passei em uma consulta com um sacerdote de candomblé, cuja casa tenho frequentado, mas tenho uma dúvida: o adoçamento para que um companheiro volte, ou melhor, fique mais propício, usando apenas velas, funciona mesmo? Vocês fazem um ótimo trabalho aqui, esclarecendo de forma tão clara Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

assuntos!!!!!! A feiticeira é aquela que conheçe as ervas e as utiliza pra curar, assim como conheçe rezas que aliviam tensões espirituais, igual as benzedeiras. Loise se vc já é da religião se afaste deste assunto, se vc não é da religião e deseja entrar, entre e não procure saber sobre isso, te deixei mais interessada, não foi?

Mas o motivo é simples, não existem feiticeiras no candomblé. Se seu desejo é conhecer a religião estude as lendas, os Orixás e assunto ligados a religião, mas querer saber de feitiçarias e feiticeiras é perda de tempo, um tempo que vc poderia utilizar para aprender coisas úteis, como matemática e química por exemplo rsrsrsrs. Dadá é uma qualidade de Xangô e tb tem um Orixá, não cultuado normalmente com nome de Dadá, é um história ligada a Xangô que tb só na casa de axé.

Pergunte sempre, não há chateação agluma nisso, vc tem razão em preguntar e aprender mas estes assuntos são restritos. Gostaria de saber porque algumas pessoas do Candomble tem tres risquinhos no braco ou em outras partes do corpo. Voces poderiam me informar o que exatamente significa esse sinal? Obrigado e parabens pelo site, eh muito informativo e rico em informacao! Esta Oxum tem fundamentos com Oya Onira e com quem gostuma comer juntas Obs:nao no mesmo iba como achao muitos,pois sao dois orixas distintos tornando-se assim companheiras inseparaveis,pois foi com Onira que Oxum Opara aprendeu a manipular o sabre e aprendendo os fundamentos dos eguns,pois sendo assim essa qualidade de Oxum ter relaçao com os eguns,pois quando as duas se juntam ,tornam-se muito perigosas pois tem em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros.

Oxum Opara e a mais moça,jovem e guerreira,companheira de Ogum e Xango,estando ligada diretamente com os caminhos de Oxaguia,o jovem guerreiro do branco.

Foi o que aprendi,me perdoem,nao sou dona da verdade. Sou filha de iansã e ogum na cabeça, copro de iemanjá e mãos de oxum e cintura de oxalá, com cosme e damião aao meu redor me protegendo…a mãe de santo viu pelos buzios…e disse que pela linha da esquerda sou filha de dos 7 encruzilhada com maria padilha, o que isso quer dizer???

Como posso lidar com todas estas forças em mim???? Somos filhos de Orixá e Ele é o dono da nossa cabeça, e por extensão, do corpo, mas é o corpo todo. Quem te falou estas coisas não tem conhecimento e nem respeito religioso e muito menos tem respeito pelas pessoas que a procuram, sinto pela dureza das palavras, mas é preciso que se fale claramente neste seu caso.

O jogo desta pessoa não deve ser considerado como jogo de Búzios, este oráculo deve se restringir a olhar assuntos de Orixá e só, até se pode ver entidades, mas não é comun e necessário. Claudia eu acredito Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

confio em Padilhas não sou preconceituoso, mas crer não é suficiente para aceitar que alguém diga a outra pessoa que ela é filha de pombagira.

Meu conselho sincero e urgente para vc é que se afaste desta pessoa, ela não vai te levar a lugar algum. Novamente te peço desculpas pela rispidez do texto, mas o que foi dito a vc é absurdo demais. Procure alguém numa casa de tradição seja candomblé ou umbanda, mas não volte a este lugar.

Sobre a iniciação, como disse a Carol de fato nós somos escolhidos, mas isso não impede que sejamos iniciados por nossa vontade. Mas veja bem que vc vai precisar saber em que categoria vc se encontra, se é rodante recebe Orixás ou se é ogã que nunca em transea partir disso a sua iniciação tomará o caminho próprio para cada caso.

Mas há de fato casos em que o Orixá não pede feitura, são raros, mas pode sim existir. Mas ainda assim isso não te impediria de ser filho de santo da casa, seria um caso raro, mas não é impedimento apra entrar na religião. Meu irmão vá ao jogo, ouça mais que fale e seja muito feliz. As energias de Nanã e de Ogun não se combinam, portanto, em hipótese alguma pode ser ajuntó.

Queria saber se o jogo de búzios nos da uma certa orientação na consulta ao jogo. Nesta orientação que o jogo nos da e fato dizer que algumas coisas que saiu da nossa vida no jogo podemos acreditar que da certo mesmo, alem e claro da nossa fé tb que aquilo pode vim si da certo. Pois no taro e na leitura de mão eu já tive varias consultas e algumas coisas que sai da minha deu certo mesmo.

Agora vou fazer uma consulta nos búzios pois com uma pessoa muito confiavel. Trabalhei 3 anos na umbanda ,tentei rodar 2 vezes e descobri que não era o caminho certo.

Iniciei no candomble e ai me jogaram os buzios,sou filha de Insãn e oxumare. Mas me aconteceu uma coisa estranha,uma entidade me deu uma cabeçada e tive uma reaçao estranha ,que nem eu entendi como ficei dando gargalhadas e me serviram logo uma taça……………ninguem me disse o que se passou.

Gostaria que me dessem um esclarecimento a esta duvida. Complementando Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? comentários acima, diria que não existe kizila entre energia de Orixás, e sim respeito entre eles.

Dizem kizila apenas por que as energias não se combinam. Leila, Ogun pode aparecer no carrego de santo como 4º em diante. Uma das funções do zelador é a de apaziguar energias, imagina uma cabeça assim? É tão forte que somente Oxalá o acalma, é latente, potente, nossa! Aí te pergunto, como fica a cabeça desse iyawo? O Orô de nanã é para quem tem muito conhecimento. O grande Joãozinho da Goméia não está mais aqui para confirmar. Candomblé é simples demais, nós é que gostamos Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

enfeitar, inventar, criar situações inusitadas. Assim que voltar e souber sobre este caso, falo com vcs. No jogo dos buzios quem repondeu as perguntas Oxumare porque Insãñ so respondia nãõ a todas as perguntas. Nos buzios disseram que ja tinha que ter sido feita faz muito tempo. Quanto ao Exu deve ter sido porque depois daquela cabeçada não ia ficar a rir.

Da primeira ele se abaixou e abriu os e braços e fez sinal eu nãõ reagi então me deu outra maior,disse que era para despertar e saiu com naturalidade.

Me sinto honrada em ter sido escolhida por ossain mais gostaria de receber dicas de livros pois sou tenho uma paixão enorme pelo meu pai e por todos os orixás e enfim mesmo lendo varias coisas pela internet queria ler em livros,você poderia me da dicas de livros? Queria saber se o jogo de búzios nos da uma certa orientação na consulta ao jogo.

Nesta orientação que o jogo nos da e fato dizer que algumas coisas que Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? da nossa vida no jogo podemos acreditar que da certo mesmo, alem e claro da nossa fé tb que aquilo pode vim si da certo. Pois no taro e na leitura de mão eu já tive varias consultas e algumas coisas que sai da minha deu certo mesmo. Agora vou fazer Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? consulta nos búzios pois com uma pessoa muito confiavel.

E tb não é porque Oyá diz não a tudo que isso queira dizer que Ela quer sua feitura, Indico que procure mais um jogo para confirmar isso. Achei lindo seu comentário e ficamos felizes por vc se declarar tão apaixonada por seu Pai Ossaim.

Seja muito feliz pois é isso que Ossaim deseja a vc. Vá com fé e determinação e se abra pra o jogo, quer dizer não se guarde, deixe-se Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?, seja transparente, entende o que digo?

Podemos ter vários Orixas, mas os principais são Pai e mãe agora falo de 2 Orixas principais, sendo que o primeiro tem mais importancia e uma família ou carrego, que normalmente é composta de mais 3 Orixás. Veja, todos tem importancia, mas o principal é o dono da cabeça.

Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador.

Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Então seja feliz e não dê improtancia a essas coisas e elas vão sumir de sua vida. Como vc já está numa casa já deve ter visto alguém bolar.

Para saber se é rodante ou ekedi o jogo de búzios tb diz. Quando nos iniciamos ,os rodantes são raspados,sim. Ekedis são raspadas a depender da raíz,tem casa que raspa ekedi, tem casa que não. Porque como vc diz que nasceu numa roça, se vc já tem certa idade não se toca neste assunto de idade com mulheres rsrsrs e já tiver por ex. É tudo uma questão Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? tempo. O fato de estar recolhido não impede sua higiene. Não vou ficar aqui listando porque as coisas são feitas de forma diferente.

Eu não vejo nada de mal em fazer algo para acalmar sua mãe,mas ela acalma por um tempo e depois volta a te encher a paciência,vc acha que resolve? O fato de ela ter lhe colocado no mundo não faz dela sua dona, esclareça sobre a religião, mostre o lado positivo, diga que vai entrar e que não é necessário autorização dela.

Vc deve ser maior,vacinado e se sustentar para isso, é claro. Sei que parec eum comentário meio radical,mas às vezes a gente tem Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

sacudir as pessoas para a realidade. Bem frequentei centros kardecistas qdo criança,e so a um tempo atras fui convidado por amigo Pai de Santo pra conhecer uma casa de candomble,adorei gostei das vibrações apesar de sair de la quase sempre com dores de cabeça.

Respeito muito a religião mas o que nao entendo bem são as obrigações como o nome diz somos obrigados a fazer? Quando entramos para religião Afro-Brasileira e em especial os Orixás, aprenderemos o ritual, o dogma e a liturgia do Ilê Axé, os preceitos, a convivencia, o bem estar, entraremos em sintonia com o mundo mágico do panteão africano.

Não conheço bem o Kardecismo, porém, as energias ali evidenciadas não coadunam com as dos Orixás. Somos uma religião Brasileira que luta para dismistificar a sua cor, que luta para inserir conhecimento científico, que não aponta o dedo e sim indica um caminho… Sou candomblecista!

Sou portuguesa e sinto um certo fascínio por temas esotericos. O camdomblé é um desses temas. Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? tenho que dizer que fiquei impressionada com a complexidade de divindades e as suas ligações. Mas quero dizer que o vosso site está muito bem construido e muito fácil de utilizar. Assim, na lista que você apresenta em cima estão em falta Obá, Logum Edé, Exu e Iroko. Por outro lado, você está repetindo Obaluaye e Omolu, que é o mesmo orixá, apenas com designações diferentes Aqui no blog temos uma página dedicada a cada um deles 16 que Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

pode consultar na barra lateral. E egum não deve conviver conosco,e muitos menos incorporar…segundo nossos conhecimentos. Não é rivalidade é questã de ver as cosas por primas diferentes,essas religiões não se completam e seus conceitos são conflitantes em alguns pontos. Portanto o ideal é que vc defina o que quer seguir. Mas o que me deixa mais confuso nesta questão é como vc, Paulo, vai conseguir viver entre dois mundos tão diferentes. O candomblé não tem a figura de Jesus, não tem pecado, não tem certo e errado, tem sacrifício animal, não está ligado a uma outra religião, como está o Kardecismo ao Catolicismo.

Em fim, é uma diferença muito grande de pensamento religioso. Não é que não possa ou que vc tenha que escolher uma e só seguir aquela, não é isso, mas são conceitos muito diferentes que não se misturam em ponto nenhum e francamente isso me deixa com medo de que vc acabe indo pelo caminho do meio, isso é, fabricando seu próprio segmento como tem ocorrido aos montes e descaracterizando a religião.

Me perdõe Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? comentário tão duro, mas creio realmente que uma boa parte destas misturas que temos visto é fruto de processos que se iniciaram desta forma. É preciso que vc tenha muito claro o que é cada segmento e que eles não se misturam, caso vc consiga se manter assim, não há nada que te impeça.

Eu sou iniciante, não sei nada apenas tenho me colocado a disposição dos orixás… Sempre falo pra minha mãe que de uma galinha, de dez galinhas, de limpar uma roça à minha feitura… Tudo o que faço é por amor e louvando os orixás… Eu gostaria de saber se a gente só recolhe pra fazer o santo se ele pedir seja pelos búzios, bolando e tal´s… Ou mesmo ainda não recebendo posso ser feito? Suas dores de cabeça são absolutamente normais para alguns que se deparam com o ritual do candomblé.

Solte-se, entregue-se e experimentará a energia dos Orixás, nós ao contrário, mantemos contato com a vida, com a alegria, com o Axé em sua essência,contudo, respeitamos. Ser feito sem essas etapas pode cair em erro, vc pode ser ogã, então é melhor toda confirmação possível. Para nós zeladores seria muito fácil se tudo fosse feito dessa maneira, mais não é. Quem ve cara não ve caminho e quem não sabe ver caminho não ve Orixá. Muitos confundem ao sentar-se numa mesa de jogo, o Odú que se apresenta como o Orixá da pessoa e na maioria das vezes não é, não podemos afirmar.

O que dissemos é que o Orixá que está respondendo para você é…Exatamente isso, aí reside os mistérios, o aprendizado a que temos que nos submeter durante muitos anos de iniciado, nossas obrigações anuais, de tempo. Meu pai me ensinou que quando não sabemos nosso Orixá ou temos dúvidas, louvamos Oxalá e Yemanjá que intersedem por todos os Orixás.

Frequentar uma casa de santo ajudará muito nessa descoberta, pode ter certeza! Uma casa de axé séria que segue sua tradição, sua liturgia, enxerga o Orixá em si e não somente o iniciado, muitas vezes os Zeladores as contribuem do seu próprio bolso, fazem listas dentro da casa.

É importante também que o iniciado mostre iniciativa, trabalhe para casa, rale o pé no chão como dizia minha avó.

Orixá a tudo observa, dá caminho, toma a frente e, quando menos se espera você já foi iniciado e estará em franco processo e aprendizado. Sei de marmoteiros, zeladores comerciantes, assustam as pessoas dizendo até que vão morrer se não se iniciarem, se não fizerem tal ebó, trago seu amado em 3 horas, faço passar no concurso público, dão garantias os semi-deuses, etc…é triste e lamentável.

Parabéns pelo site, aprendo muita coisas lendo as postagens. É a primeira vez que estou escrevendo, sou ekedji e estou a pouco tempo na religião, e estou com uma duvida, fui visitar um casa a pouco tempo e reparei q eles estavam tocando adja para exu catiço, comentei com um amigo meu que e de outro casa e ele falo q na casa dele tb tocavam adja para os exu catiço.

Na casa onde eu freqüento não vejo as outras ekedjis nem a Ialorixá fazendo isso. Desde já agradeço a atenção de vcs. Em primeiro lugar manifesto que as opiniões lançadas neste site são primordiais para os que desejam aumentar o conhecimento acerca do candomblé. Tenho duas perguntas: a primeira: um zelador de santo pode dar obrigação ou agrado para seu pai carnal?

Geralmente se evita pessoas de parentesco se cuidando,nesse sentido,sei que casais é altamente desaconselhável. Mas nos outros casos,se for uma urgência acho que pode ser Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?. Quanto ao orixá abraçar a esposa a matéria, eu não vejo nada demais,afinal quem esá ali é o orixá e não o marido dela. Entendo a questão com relação a assentamentos mas acho controverso essa coisa do abraço entre orixá e a esposa da matéria.

Leio que orixás são energias que representam cada parte da natureza e energia não se enxerga, não se apalpa, energia simplesmente se sente, porque então dividir essas energias… o ar, o mar, o rio e a terra, e assim dizer que são partes de um mesmo orixá? Porque as pessoas são sempre cheias de dúvidas e perguntas, porque não buscam dentro de suas casas as respostas.

Me corrija se estiver errado. Não me leve a mal meu amigo mas acho a religião e a história dos orixás tão bonita, simples que não vejo razão para tanta complexidade nas respostas que são dadas.

Paulo tanto o bori quanto o ebó nãoprecisam necessariamente serem indicados pelos seus Orixás. Já o ebó é uma limpeza, é como descarregar uma bateria, nós vamos acumulando energias e chega um momento em que é necessário descartar essas energias, dar um faxina mesmo, e o ebó tem essa função.

Alguns méduim, percebem tudo o que se passa a sua volta, outros não, alguns méduins se sacodem fazem caras de dor e de pavor, fazem trejeitos, se tremem, se contorçem, caem no chão e outras coisas. Mas alguns méduins simplesmente recebem seus guias sem nada disso, como no seu caso, e é perfeitamente normal. Eu em particular acho que na hora que o Guia ou Orixá quer mesmo vir, não precisa nada, basta a vontade Dele. Por favor leia o texto Sou filho de Orixa 1 e 2, digite na caixa da barra superior e clique ao lado.

Todas são na verdade, uma só, que apareceram em várias lugares diferentes no mundo. O mesmo acontece com os Orixás. Obaluaiye por exemplo, Orixá Andarilho várias são os nomes, títulos, apelidos, qualidades, Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?, que ele recebe por onde passa. Yemanjá Iyáogunté e Sobá são Orixás da nação Ketu. Ogun beira mar e Yara são entidades da Umbanda. No caso dos Exus, temos sete falanges. E no caso do candomblé as qualidades são subdivisões ou títulos que os Orixás receberam por seus feitos, ou ainda podem ser entendidos como outros nomes pelos quais Eles são conhecidos em determinadas regiões da Àfrica.

Mas vc está certo quando fala que Orixá é um só, a energia é uma só, mas existem as qualidades. O dieal é que se siga uma única religião, por que mesmo que pareçam iguais ou assemelhadas, existem mutias diferenças, principalmente na cultura e modo de ver e entender o mundo, que são muito diferentes entre sí, e isso sempre traz conflitos de idéias. Por exemplo a umbanda tem o sincretismo e o candomblé não crê em santos católicos, já aí a coisa complica,por que como se faz para separar estes dois mundos culturais?

Então continuo achando que o ideal é cada um no seu mundo, pode e deve haver muito contato e diálogo entre as religiões, mas bem entendido, cada uma com sua cultura. Pode acontecer de ser o mesmo Odú de Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? e Odú pessoal. Ofun- Nesse caminho fala Oxalufâ ou Osolufon. Quem nasce nesse caminho certamente vencerá na vida pela teimosia, mas isso poderá lhe trazer também dissabores.

Ter muito cuidado na gravidez, não gostam de ser forçadas a nada, não gostam do frio, poderão ter problemas amorosos com prejuízo,estabilidade na meia idade em diante. Veja que configuração da Guerreira Opará com seu destino! Se não tem assentado, arrume pelo menos ou lave um Oxalufã para você, isso com certeza lhe dará mais equilíbrio, faça preceito e agrade Ofun. Mas acho que toda onira tem uma irmã de oxum Opará e ela ainda é minha melhor amiga, nós falamos todos os dias, mas acho Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

somos irmãs de almas. Isso ai Fernando fale dela para nós rsrsrs ak tem um pouquinho da oxum tb, rsrsrsrs. Isa para vc tb minha irmã, agora ´só aguardar que o fernando vai nos presentear. Muitas vezes paramos no meio da estrada e nos perguntamos onde ela vai dar. A unica coisa que sabemos e que temos que seguir em frente,seguir apesar de tudo que surge no nosso caminho. Muitas vezes caminhamos sozinhos,outras vezes encontramos pessoas queridas que percorrem ao nosso lado por muito tempo.

O amor que elas despertam em nos e muito forte e quando elas vao para outro rumo,deixam muitas saudades. A vida e uma longa estrada feliz de quem tem amigos para percorre-la juntos,conservando,amando,rindo,chorando quando preciso.

Vou falar dele de uma maneira minha, muito própria, sem lendas. Saibam que quem é de uma tem a Outra, é impressionante, não é receita como diz Tomege, mais são energias que se completam e, isso, sempre tem que ser analisado, Oníra e Opará.

Oyá Oníra é a Oyá mais linda que eu já vi, seu orô é próprio e bem particular, nos remete a um Orixá altamente perigoso, extremamente quente. Para traze-la em iniciação temos que ir primeiro para o rio de águas calmas e limpas e reverenciá-la em orô. As filhas de Oyá Oníra são aparentemente calmas, voz macia e doce, olhos firmes e mandantes.

Entendo que suas roupas no branco com nuances rosa a deixam mais serena e calma. Extremamente fiel e ao mesmo tempo a procura de aventuras, suas filhas precisam ser felizes, seus parceiros tem que acompanha-la em tudo.

Vaidosas como Oxun, disfarçam seu temperamento com um abebé que, poderá funcionar como uma arma fatal. Respeito é bom e ele gosta! Fernando mais uma vez meu muitissimo obrigado,que o brilho de Osogiyan lhe traga paz e sabedoria. Agora dizer que todo filho de Ogun é brigão, é isso é aquilo, é generalização demais. Muitas vezes o orixá adjunto prepondera, o Ojú Ori prepondera, é difícil, até o seu 3º Orixá, dentro da trilogia ancestral que eu gosto de incluir, pode preponderar.

Esse assunto é extenso, não sei se me expressei a contento. Não tem problema algum em fazer oferendas para nossa querida mãe Yemanjá, aqui no Rio de Janeiro em Copacabana no final e início de ano, vemos milhares e milhares de pessoas fazendo suas oferendas e na grande maioria conhece mais não frequenta o Candomblé ou a Umbanda. É a nossa misigenação cultural, umbandistas, candomblecistas, todos com um só pensamento, num só propósito, ligados a energia das águas de mãe Yemanjá.

Palmas brancas é que eu gosto mais, coloco sempre 9 número ligado ao Odú Osá da prosperidade, fica a seu critério o presente, com tanto que faça com amor e carinho. Filhos de Exú normalmente se iniciam para Ogun e até Oxóssi.

Também não confundir com tranca-rua, marabô, 7 encruza, caveira,etc,etc…. Você vai encontrar casas e pessoas iniciadas para Exú, analise a vida deles, a casa deles, etc.

Há alguns anos atraz tive uma experiencia transcendental, digo transcendental pois não entendia e até hoj não entndo direito Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? qu aconteceu, mas vopu fzer um breve relato. Eu acredito mais na raridade, são orixás exigentes.

Geralmente somos irmãos não só por entrar no barco mas por seros filhos do memso pai de santo,por iso costuma-se ,no caso de um casal, um é feito pelo pai de santo e outro feito por um pai ou mãe pequena da casa.

Eu como membro da religião faço a minha parte em divulgar o pouco que conheço da religião. Sou o Autor do blog:quando quizer pode me fazer uma visita, meu blog ainda está em manutenção.

Ki babá mi Orunla ko sin ka, ati Ori Pelé. Quando era abian, mãe Benta do Ogun falecida filha do Axé Oxumarè Salvador-Bahia, quando me viu pela primeira vez, disse para meu pai: esse menino é de Oxalá!

Saudades daquela baiana com seu tabuleiro na quinta da Boa Vista! Sempre fui de uma casa só e visitei poucas casas, então tenho uma duvida sobre os exus e pombagiras. No entanto a um ano descobri que sou rodante…. Fiz um bori, e venho tetando me cuidar…. Confesso que não rpucrei nenhum terreiro ou ilé, pois tenho medo…. Não posso de forma alguma receber sangue no corpo, cabeça ou ver matança…. Tenho certeza de duas coisas somente: sou filha de iemanjá com obaluaê e tenho um tranca rua que se acha meu dono, mas é meu camarada!!!

Alguém pode me dizer o que faço? Esquecer tudo e começar de novo, numa casa de responsabilidade. Morim e pé no chão não faz mal a ninguém. Aqui no Rio, Tomege pode te indicar pessoas de boa reputação. Há sim demonstração de força do Egungun para o povo, mas sobre o que eu estudei também há pessoas em certas ocasiões. Mas quando ele estão incorporados, muitos lhe agradecem pelos pedidos recebidos.

Ele é um orixá que tem outra responsabilidades como a comunicação entre o mundo de cá e o de lá dos orixás. Pombagira é uma entidade da umbanda,logo ela não pertence ao candomblé.

Se o candomblé veio da África e a figura de Pombagira só veio surgir no seculo 20, não tem como ela pertencer ao panteão dos deuses africanos.

Se nao é de candomblé não tem assentamento. Realment eé complicado entende ainda mais porque na maioria das casas hoje ocorre uma mistura com umbanda,mas é necessário sse tipo de esclarecimento. Vou a festas no candomblé, e nunca passei mal, embora muita pessoas achem q eu seja rodante.

Na festas, sinto meu pé pegar fogo, fico muito emocionada,mas nada demais…gostaria de saber as manifestções comuns de uma pessoa rodante e ekedi, para eu ter uma noção.

Orixá está acima disso tudo,ele é ímpar! Ainda mais Ogun que canta: Ogun pá! Ogun limpa e corta o mal do seu caminho, aliás do nosso! Fui feita de Azaune, porém houve uma briga na minha feitura com relação aos meus orixas Azauane é cultiva em meu ori desde que eu tinha 5 anos, sempre soube que ele era meu orixáe quando fui confirmar meu cargo Ekedi há 11 anos atrás, me suspreendi com essa briga entre os dois, fiquei tão chocada que queria desistir de tudo e acredito eu, que por imposição, minha mãe de santo não cogitou e me fez de Azaune e colocou Oxumare como meu 2o.

Logo depois que sai, de kele ainda, para cumprir o restante de meu resguardo, comecei a ter alguns problemas com Oxumare, meu kele arrebentou, comecei a ter problemas pessoais enfim, minha vida virouo dos pés a cabeça. Fui confirmar a situação junto com minha mãe carnal e constatamos que era Oxumare que estava me batendo, e estava muito zangada comigo e que só não estava fazendo pior, pq Azauane e Nanã fui confirmada Ekedi de Nanã estavam me protegendo. Fiquei louca na época, pois não fiz por maldade e tb não me importei que fosse verdade… Me mandaram fazer várias obrigações para Oxumare, para tentar amenizar a situação e fazer com que ele acalmasse, e fiz todas.

Dei um tempo depois de todas as oferendas e fui jogar para ver se ele tinha aceitado, e nos 3 jogos que fui, deu que esse santo realmente era ter sido feito, mas que ele por se tratar de ser irmão dele omolu e por toda a situação, ele deixaria tudo como está, mas que todas as vezes que fosse recolher para dar obrigação, teria que dar a ele tudo que desse a azuane.

E assim está sendo feito até hoje. Graças a Deus as coisas acalmaram, porém sempre fico ´com medo desse santo me dar uma rasteira. Fora como vc mesmo disse, nunca havia escutado que oxumare fosse ajuntó de ninguém e hoje tenho vergonha de falar que ele é meu Juntó para as pessoas. Se eu quisesse consertar essa situação, teria como? Cuide dos dois e diga que os dois são seus pais e fim de papo.

Não tem essa de segundo santo, diga que é uma Iyabá. Diga assim: Nasci para Oxumare e fiz Omolú. Realmente terá que pagar sempre esse preceito para os dois Orixás e, não esqueça de Nanã, a matriarca.

Filha de Oxalá e Yamanjá, tenho uma questionamento na atualidade muito específico de minha vida pessoal que gostaria de consultar os Orixás atráves das mãos de vocês. Se possível faríamos o contato pelo email acima. Por favor, alguém saberia me dizer se existe uma qualidade de Oyá chamada Karãn ou Karainã?

Sei que é parecido com o Odú Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? Oyá, Okaran… Me foi dada esta qualidade de Oyá. Já procurei muito e não encontro nada a seu respeito. Sei que tem fundamento com Ogum Wari e Obaluaê Azoani. Por favor, se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito. Mas não se preocupe com qualidade, leia e aprenda sobre Oyá o restante vem com o tempo, nãos e fixe na qualidade.

Adoro, tenho paixão pelo orixá Iansã e gostaria muito de ser filha dela como primeiro orixá, mas das vezes que joguei, ora dava ela como primeira ora dava Yemanjá Sobá, como posso ter certeza? O que pode ter acontecido é seu ori não ter aceito o primeiro bori e agora ele aceitou. Isso não define seu orixá e vc não tem que fazer bori para outro orixá Como já disse bori é para o orixá Ori. Busque no blog o post Bori que tem mais detalhes.

Fui feita em angola, sou da Raiz Bate Folha, porém há alguns anos atras, minha mãe de santo desencarnou e fui parar numa casa de Ketu Raiz Engenho Velhocom certeza tem muitas coisas que ainda tenho que aprender, mais tem uma que me intriga e muito.

Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

Na Angola, as bainas Ebomis utilizavam panos na cintura e as Yaôs Pnao da Costa. Só que na casa onde estou todos utilizam Pano da Costa, já questionei o pq, pois queriam que eu utilizasse o pano e eu não queria pois acho feio, esconde toda a nossa roupa e disseram que ísso era obrigatório sem me dar explicações. Vocês poderiam me informar que realmente utilizam pano da costa as Ebomis no Keto e o pq?

Por isso, quem toma conta da casa, limpa, cuida, etc do Baba Egun da casa tem que ser Homem. Iyawò seja de 1 mes ou de 100 anos tem que usar pano da costa. Sabe, algumas vezes fico muito chateada com determinadas coisas do Candomblém, pois acho que muitas das vezes não se tem respostas para determinadas coisas.

Por isso acham até hoje, algumas pessoas, que é uma religião para ignorantes, e não é assim. Acho importante todos terem conhecimentos dos fatos, desde um simples questionamento até o mais importante fundamento.

Muitas pessoas da religião não pensam assim, se guardam e não transmitem para seus filhos a verdadeira mensagem da coisa. Mas tenho fé que isso td vai mudar um dia, até pq as pessoas estão mais evoluídas e vão questionar mais as coisas antes de serem feitas.

É nesse momento que o abian aprende e se identifica ou não com a religião. Muitos não explicam simplesmente por que não sabem, é incrível não é mesmo? Velhas Iyabás e borós antigos não sabem a verdadeira função de um simples pano da costa, aí fingem que sabem e dizem que não pode falar, etc. Por que se usa ojá? Por que se usa morin nos primeiros anos de iniciado?

E por aí vai…vamos nos inteirando da liturgia. Mas como sempre digo, sempre repito aqui. Com que finalidade se a maioria não conheçe na verdade nada ou quase nada sobre o Orixá. Sei que no seu caso assim como de muitas pessoas é um carinho imenso que te trouxe aqui para pedir ajuda, e venho eu te encher com meus pensamentos, mas a verdade é que saber a qualidade do Orixá sem ser iniciado atrapalha mais Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

ajuda o filho de santo que acaba por conhecer ou se fixar num determinado aspecto do Orixá, e não o conheçe como energia Orixá única. Além do mais em muitos casos simplesmente não há informação escrita disponível e o aprendizado tem que ser mesmo dentro da Casa de Axé. Que será sempre o melhor local. O que te aconselho é que vc se interesse neste momento em conheçer muito bem o Orixá. A qualidade virá com o tempo e vc terá conhecido lendas maravilhosas e informações úteis Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

seu aprendizado. Isso é que eu acho. Não, você não pode determinar isso. Muitas vezes temos amor por um determinado orixá, e na verdade somos de outro. E o bom é quando você descobrir que é de tal orixá, estudar sobre ele. Procurar saber mais dele, pois sempre temos algum traço dele e acabamos pos nos identificar com um ou outro aspecto que ele traz. Não se preocupe, pois se caso você não seja filha daquele Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?

você tanto gosta, o carinho sempre será o mesmo, não abstendo o conhecimento e o carinho que você construirá pelo seu Como arrumar uma namorada na igreja evangélica? de ori, certo? A depender a canção ela mexe os braços de forma diferente. Quanto a juntó, ele é definido e outra forma ,não depende do orixá de Como arrumar uma namorada na igreja evangélica?. Outra coisa é a dificuldade de aceitação, eu não fui feito naquela roça, e não entro em grupinhos, e eu não seria aceito desta forma e ponto final.

Meu Orixá não faz danças lindas, gestuais marcados, trejeitos e pulinhos lindos, Ele dança da forma Dele e ponto, mas ainda sendo Ele quem é, Ele teve que aprender certas coisas e se adaptar à roça, ao seu rítmo e sua cultura. Há a possibilidade de o orixá se manifestar e falar quem é? Mas geralmente, quando o zelador puxa uma energia para um filho, essa energia costuma responder. Isso explica o fato de muitas pessoas serem iniciadas com o orixá errado e esse orixá rodar.

Por isso, na dúvida é melhor pedir para o zelador jogar novamente ou se você achar melhor, procurar um outro jogo pra confirmar. Pois errar orixá de um filho é inaceitável! Não se nasce duas vezes, Graziela. Uma vez iniciada, é uma vez iniciada. Será apenas uma adaptação, se seu inkisse aceitar. Não se nasce duas vezes, Graziela. Uma vez iniciada, é uma vez iniciada.

E se o nkisse não aceitar o que pode ocorrer? Não creio nesta possibilidade das entidade deixarem de existir ou de vir, isso depende da casa onde vc estiver. Em algumas casas de candomblé não se cultua entidades, e nestas os filhos nunca recebem seus guias e se quizerem permanecer lá terão que se acostumar com esta situação.

Em outras casas há este culto. Então vai depender da sua casa. De acordo com a tradição do candomblé não há culto de entidades, mas há casas que conciliam as coisas, e há casas que misturam as coisas, se não houver outro jeito eu preferiria uma casa que concilia, porque a mistura é que não dá bom resultado. Citei tambémbabalaos do culto de omo ifá.

Amigos … podem acreditar, isso gerol uma tremenda polemica. Este babasinho inicia varios filhos de santo ,sendo o dono da navalha q vai no ori. Com esses fatos, eu falei de uma ebome de aira ,q me narrou q foi a uma saida de adjeje mahi, feitura de um ogan ,na qual ele teve o ogan mas antigo peji huntó acho como seu zelador. Hoje porém, se tornam cada vez melhores e eficientesnão se limitando a ser somente asogumalabe e pejigan. A grande maioria se encarrega de aprender de um tudo ,sendo de uma grande valia.

As ekedjis eram consideradas importantes? Eu tb já soube de Ogã que raspa que faz tudo, mas sabemos que é errado, não há muito o que discutir. Se a pessoa foi apontada e confirmada equivocadamente é outro assunto, mas Ogã que é Ogá sabe seu papel e seu valor dentro do axé, e com certeza não é de zelador, assim como ekedji. Eu sei, assim como muitos também sabem, que existem muitos ogãs que se sentem zeladores e fazem liturgias não pertencentes ao domínio deles.

Ogã já tem tantas funções, não é isso? Religião é religião e liturgia é liturgia. Não há o que se argumentar, não há pra quê querer mudar, quando os assuntos são esses. Isso é no candomblé, na Umbanda e até na igreja católica.

Say hello

Find us at the office

Hostler- Pertzborn street no. 57, 67563 Kigali, Rwanda

Give us a ring

Anterio Ruebush
+29 780 790 988
Mon - Fri, 8:00-17:00

Contact us